COMO FUNCIONAM OS REGISTROS DO FILTRO DE PISCINA!

Sabe quando você chega na casa de máquinas e se depara com aquela montoeira de canos e registros? muitas dúvidas surgem e as pessoas se veem perdidas diante de tal equipamento.
 Pensando nisso foi desenvolvido um manual detalhado sobre o funcionamento dos registros do filtro de areia!


Depois que você ler o manual, não vai sobrar mais nenhuma dúvida de como se opera os registros do filtro de areia!






Explicações detalhadas:


REGISTROS 1, 2, 3


Dependendo do angulo que a piscina é instalada pode ocorrer variações das funções do registros, porém o conceito é o mesmo sempre. Por exemplo os registros na imagem em azul 1,2,3 SEMPRE puxarão a água da piscina, e os 3 nunca podem ficar fechados, pelo menos um tem que estar aberto, se tiverem fechados como o motor vai puxar a água da piscina?


REGISTRO 4


Sempre aquela tubulação refere-se ao retorno da piscina, quando aberto  observa-se a movimentação de água dentro da piscina são geralmente dois jatos fortes, ou apenas 1 em alguns casos.
Caso a sua piscina tenha hidromassagem, existe outra barra de cano bem junto a essa. Saiba que todo cano que esta ali, tem como objetivo devolver a água filtrada para a piscina.


obs: Esse dispositivo é geralmente fechado quando se retro-lava a areia do filtro. isso será explicado em outra página do blog "funções do filtro


REGISTRO 5




Chamado de registro de esgoto ou "dreno" quando aberto a água da piscina vai embora para o esgoto.


 É aberto quando: Você quer aspirar a piscina drenando, geralmente você faz isso quando tem muita sujeira no fundo da piscina. Exemplo "muito lodo"


É aberto quando 2: Você vai retro-lavar ou lavar ( mesma coisa) a areia do filtro




NUMERO "6"


Esse não é um registro. É o cabeçote do filtro ( válvula seletora nome técnico) ali está escrito todas as funções do filtro, você define para onde a água vai mudando a alavanca la em cima, ao observa-lo de cima você vê escrito todas as suas funções elas já dão uma idéia meio intuitiva mas se você quiser detalhes acesse a página do blog "funções do filtro"
* ATENÇÃO a alavanca do filtro só pode ser movida com o motor desligado.


NUMERO 7


Conhecido como pré filtro, como o nome já diz ele capta as sujeiras maiores como folhas por exemplo, ele precisa ser limpo sempre que houver muita sujeira no cesto, basta girar o arco de cima da tampa em acrílico que ele sai e você pode limpa-lo. Ao coloca-lo novamente, não aperte com muita intensidade, pois quando o motor está em funcionamento ocorre o aperto natural da vedação. Caso você aperte muito, a borracha de vedação tende a ser delatada mais rapidamente, e você terá um enorme trabalho para abri-lo novamente.


ATENÇÃO: Ao abrir a tampa do pré filtro feche todos os registros da casa de máquinas, como o motor e filtro trabalham abaixo do nível da piscina, quando você abre a tampa do pré filtro sem fechar os registros, a água retorna pela tubulação e então começa a sair muita água, se não for fechado logo os registros é possivel que ocorra uma inundação na casa de máquinas, gerando enormes transtornos.




DICIONÁRIO


COADEIRA: Dispositivo que tem como objetivo captar a sujeira da superfície da água. foto abaixo, é um dispositivo opcional












DISPOSITIVO DE ASPIRAÇÃO: Dispositivo onde você engata o aspirador da piscina. No circulo mostra onde esta localizado o dispositivo observe que é onde o individuo engatou a mangueira.














DISPOSITIVO DE DRENO: Nada tem haver com o Drenar do filtro. É um dispositivo que fica localizado no fundo da piscina. Devido a alguns casos de afogamento foi bastante debatido a questão de se instalar esse dispositivo na piscina ou não, geralmente algumas lojas de piscinas instalam, outras não, a vantagem desse dispositivo é que você pode dividir a pressão do dispositivo de aspiração. A desvantagem é que pessoas são curiosas.


RETORNO: Dispositivo de instalação obrigatória nas piscinas geralmente são dois jatos, algumas lojas instalam apenas 1. tem como objetivo devolver a água aspirada para a piscina.


ESGOTO: Joga a água da piscina para a rede de esgoto, esquecer o registro aberto é um enorme problema, esvazia sua piscina de forma rápida em alguns casos por completo.
Só para lembrar, ao esvaziar sua piscina de fibra, concreto, ou vinil você tem 90% de chance de destrui-la por completo, se for fazer isso solicite a uma loja de piscina (boa) não acredite no seu vizinho engenheiro ok?


PRÉ FILTRO: Mantenha sempre o cesto interno limpo, e não aperte muito a tampa de cima, apesar de precisar de bastante dedicação para abri-la, fecha-la pode ser de leve desde que não vaze água, evite usar chaves de qualquer tipo, faça com a mão mesmo.




Você está pronto?




Forte abraço!

50 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigado.

Reaprendi, lendo seu blog, o que tinha esquecido, muito bom a forma que vc explica.

Vc da curso ou sabe de algum lugar que prove cursos de tratamento e manutenção aqui em belo horizonte?

Anônimo disse...

Porra, parabéns.
Até que enfim achei uma explicação decente sobre o funcionamento da casa de máquinas. Tava cansado de olhar outros sites e ver instruções tipo "abra o registro de aspiração, feche o ralo de fundo", mas sem explicar o que eram ou onde estavam localizados.
Gostaria de saber se tem como testar os 3 registros em azul para verificar se são de aspiração, ralo de fundo e sikimmer? Como devo testa-los?
Grato

Gustavo Santos disse...

Boa noite! obrigado! que bom que você gostou!

Sim é possível testa-los e em seguida etiqueta-los! basta deixar sempre um aberto e ir na piscina verificar.

A única coisa que você deve tomar cuidado é de não fechar os 3 juntos, lembre-se toda água do filtro deverá ser puxada de algum lugar da piscina e essa água tem que sair em algum lugar.

Anônimo disse...

Valeu, amigo. Consegui aqui, graças à sua ajuda.

Um Feliz 2013 prá vc.

Anônimo disse...

Suas explicações realmente ajudam de verdade a tirarmos nossas dúvidas. Valeu.

Daiane Swan disse...

Muito bom, agora ja sei limpar minha piscina, parabéns pelo blog, muito bem explicado. Adorei!

Anônimo disse...

Amigo Boa Noite,

Gostaria de saber se quando eu for aspirar a piscina drenando, eu abrir o retorno vai sair a areia do filtro ou se eu for retrolavar e abrir os registros de aspiração e retorno a areia pode sair do filtro ou nao existe possibilidade da areia sair do filtro ?

Jefferson Claudiano
Guarapari E.S

Gustavo Santos disse...

Oi Jefferson! quando você aspirar a piscina drenando não sairá a areia do filtro, nem voltará sujeira para a piscina, pois os filtros recentes não permitem isso. Eu aconselho a fechar, por que é melhor prevenir.

A única operação em que a areia é perdida do filtro é a retrolavagem (lavar areia) mas não se preocupe é pouca coisa.

Trilhas do Olimpo disse...

Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!!Agora entendi o que faltava!!Parabéns!Monique

geovani disse...

muito bom . valeu ajudou muito
tenho uma piscina de 8x4 com 8 jatos de hidro ,ta sem motor ,o que ficaria melho ,um motor de 2 cv com filtro,ou sem o filtro,vale lembrar que e so para a hitro. grato

wal disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog!
Finalmente entendi minha piscina.
Não consigo abrir a tampa do pre filtro.
Esta muito dura.
Preciso lavá-lo e quero colocar pastilhas removedoras de gordura pois me incomoda muito o acumulo na borda.
Você tem alguma sugestão?
Mis uma vez obrigada!

Gustavo Santos disse...

Wal, muitas vezes a tampa do pré filtro tranca mesmo, você deve pegar uma chave de fenda e um martelo, ir batendo lentamente do lado da rosca até frouxa-la.
Existe uma chave especial para isso, você encontra ela em algumas lojas de piscinas!
Obrigado! abraço!

Z.Mi disse...

Bom dia;

Estou adorando seu blog, está retirando muitas duvidas!! :)

Tenho uma piscina de 100m3 a precisar de ser renovada! Está toda suja, com lodo, algas, insectos e folhas. Até dá pena olhar!

Vou cuidar dela, vi o seu post: "PISCINA COM ÁGUA VERDE, OPACA E ETC" e deparei-me com uma duvida (não consigo comentar lá e por isso é que deixei aqui o comentário).

É suposto adicionarmos os produtos químicos quando o filtro está em modo retro lavagem ou já em modo filtragem?

Obrigado pela preciosa ajuda, eu inclusive tinha começado a esvaziar a piscina e já vi aqui que não o devemos fazer ;)

Com a certeza que vou precisar de mais algumas ajudas, um abraço
Miguel (De Portugal)

Gustavo Santos disse...

Bom dia Miguel!

Que ótimo que o blog ajudou você! isso é gratificante e importante para nós.

É interessante sempre colocar o filtro na posição "filtrar" pois você aproveita o movimento para reter particulas em suspensão.
Após algum tempo de filtração, é necessária a retro lavagem, para lavar a reia do filtro e deixa-la limpa.

Também poderá ser utilizada a posição recircular, porem não haverá retenção de particulas na areia do filtro, servindo essa posição apenas para oxigenar a água.

No seu caso, reverter essa água sera os mesmos passos da postagem que você leu. Acredito que em alguns dias você reverta essa situação!

Abraço! volte sempre!

Anônimo disse...

Boa tarde

Tivemos um problema com a agua da piscina e tivemos que drena-la. porem quando a lavamos e fomos tirar essa agua da lavagem nao conseguimos. o dispositiovo de dreno do fundo nao suga de jeito nenhum.
Alguma ideia do que possa estar acontecendo?
Obrigada

Gustavo Santos disse...

Boa Noite!
Provavelmente o registro de aspiração de sua piscina também esta aberto, então há uma entrada de ar no sistema e o motor não puxa a água de sua piscina.

Nesse momento não adianta fecha-lo pois existe ar dentro da tubulação do dreno e o dispositivo esta abaixo do motor.

Não é possivel esvaziar completamente a piscina através do dispositivo de dreno. Para retirar o máximo de água com ele, você deverá.

* Para que o dispositivo de dreno volte a funcionar você deverá encher a tubulação de água novamente

1 Fechar o registro de aspiração dentro da casa de maquinas.
2 Abrir o dreno e o esgoto
3 Certificar que não há ar dentro do pré filtro.
4 Acionar o motor e acompanhar de perto o processo, qualquer entrada de ar e o motor perde a a sucção.

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelas explicações. Me ajude, por favor. Quando ligamos a aspiração no retorno sai uma agua muito suja por um período bem longo, deixando a água da piscina muito turva, como rio, qual seria o problema, pois quando lavamos o filtro no visor a água aparece limpa. Obrigada

Soraia Galenti disse...

Como eu faço para encher a piscina? pois toda vez que tenho que encher ela eu ligo a mangueira e deixo ela encher e eu queria poder encher a minha piscina com a própria tubulação da piscina. Eu já mexi em todos os registros e não consigo fazer sair agua. Quais os registros eu tenho que abrir e tenho que fechar para que a piscina encha?

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Soraia!

Quando se instala a piscina é uma opção ligar a entrada de água diretamente no dispositivo de retorno, é uma medida um tanto quanto controversa, não são todos os lojistas que fazem esse trabalho, é considerado um opcional a sua pode não ter. Então tem que ser com mangueira mesmo.

Mas se foi instalado, é um cano de 25 milímetros que esta ligado ao cano do retorno dentro da casa de maquinas.

miguelgavioli disse...

Boa noite!
Deixei minha piscina sem funcionar por 2 1/2meses e agora, com a agua toda verde, voltando a tratá-la percebi q a agua não retorna, mesmo abrindo o ralo de fundo e retorno.
Liguei em recircular e nada. Não recircula.
O q pode ser isso?

miguel

Gustavo Santos disse...

Nesse caso, você deve verificar se:

1 O cesto do pré-filtro esta devidamente limpo.
2 O registro do retorno esta fechado
3 Se entrou ar no motor.
4 Rotor trancado. (levar em uma loja autorizada)
5 Entrou algum saco plástico ou outro corpo estranho na tubulação do retorno e/ou hidromassagem.

Boa sorte! qualquer coisa nos avise!

Anônimo disse...

Todas as vezes que aspiro a piscina filtrando, mesmo tomando muito cuidado, a sujeira sai do fundo e se espalha novamente na piscina. Isso ocorre porque a pressão da água que retorna movimenta a água da piscina. Só consigo limpar a piscina aspirando drenando, perdendo muita água. Tem alguma sugestão?

Futura ex-gordinha disse...

Prezado Gustavo,
Agradeço as explicações! Como proprietária iniciante de piscina, estou praticando uma leitura quase que diária de seus posts!
Só tem um pequeno problema: minha piscina só tem 3 registros!!! Assim, fico meio perdida para identifica-los na figura que você postou...
Imagino que um seja o retorno, o outro o que vai para o esgoto e o terceiro o que vai para o filtro...
Voce pode me tirar essa dúvida?
Desde já, agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Como identificar na figura os registros correspondentes caso a piscina só tenha 3 registros???
Imagino que um seja para o esgoto, outro para o retorno e o terceiro para o filtro, certo?
Help!
Abraços

Gustavo Santos disse...

É bem simples, quando ela só tem 3 Registros então é aspiração, retorno e esgoto. Quando o lojista instala assim, logo percebesse uma clara intenção de economizar, mas isso é outro assunto...

E-books On-line disse...

Oii.. minha piscina parou de sair agua no retorno e da hidro depois que aspirei ela na posição de drenar.. o que pode ter acontecido??

Gustavo Santos disse...

Pode ter acontecido uma entrada de ar devido ao nível de água da piscina estar baixo,para resolver esse problema siga os seguintes passos:

1 Abra o registro de hidromassagem e dreno de fundo
2 Abra o cesto do pré filtro até sair água
3 coloque a alavanca do filtro em recircular.
4 ligue a bomba e aguarde 1 minuto
5 tudo estará funcionando bem.

roberfo disse...

Parabens pela explicacao...pergunto, o ralo de fundo ele sai da piscina e vai para o esgoto sem passar pelo filtro

Anônimo disse...

ola, boa noite, gostei muito das suas dicas. minha piscina foi instalada ontem e toda vez que coloco pra filtrar ela sai um jato de areia e para . o que pode ser?

Gustavo Santos disse...

Você não esta fazendo a pré filtragem. Favor reler a pagina devagar.

OBS: Roberfo, o ralo de fundo não vai direto para o esgoto, ele passa pelo filtro. Releia a página devagar abraço!

Anônimo disse...

Boa tarde! Drenar ou aspirar minha piscina esta impossível, pq a pressão esta muito forte não consigo deslizar a vassoura para filtrar ou drenar, é ua presaõ fortíssima, e as válvulas estão todas corretas. e a ligação também, o que pode ser por favor me responda. obrigada

Sylvio Karneiro disse...

Valeu, Gustavo. Gosto muito do seu blog. As postagens das dúvidas são muito esclarecedoras para nós que cuidamos de piscinas.
Na minha piscina eu só tenho dois registros: um do dreno e um do aspirador de fundo. Estou com um problema de baixa sucção do motor que, diga-se de passagem, é posicionado com nível um pouco acima do fundo da piscina. Suponho que seja entrada de ar na tubulação. Que devo fazer para retirada desse "tampão" de ar? E na função recircular, qual o registro deve ficar aberto?

Gustavo Santos disse...

Nesse caso seu aspirador pode estar bem velhinho e as escovas estão baixas, ocasionando uma pressão maior impedindo você deslize o aspirador.

Mas se o motor é realmente forte ao extremo, você deverá optar pelo aspirador 8 rodas http://www.aquasolbanheiras.com.br/rodo-aspirador-8-rodas

Se mesmo assim o problema persistir, então você deverá abrir o dreno de fundo junto, dividindo a pressão da bomba. Gastará mais água mas permitirá uma limpeza normal.

Anônimo disse...

tenho uma piscina e o sistema de limpeza eh todo manual e externo... estou fazendo uma casa de maquinas. Agora pergunto: é muito importante a instalação do ralo de fundo? no meu caso a piscina eh antiga de alvenaria e tem muito concreto ao seu redor que vai inviabilizar a colocação do ralo de fundo.

Gustavo Santos disse...

O ralo de fundo no seu caso não é viável coloca-lo. Ele é importante por que divide a pressão do motor, em termos práticos significa que ao aspirar a piscina a pressão não será excessiva sobre o aspirador permitindo um controle maior, pois elimina-se a sensação que o aspirador está "colado" no chão devida a força do motor. Por isso dimensione bem o filtro. http://www.aquasolbanheiras.com.br/complemento-para-piscina/filtros-com-motor

Anônimo disse...

Olá, estamos com uma dúvida, colocamos a piscina a 15 dias, com um motor bem grande. Quando apenas filtramos a água, ela solta um jato com pressão nos 2 retornos. Já quando filtramos aspirando o fundo, ela começa com pressão boa na entrada do "rodinho" e na saída do retorno (no início, por alguns minutos, sai um jato forte) e depois vai ficando fraca e não aspira nada.... Já limpamos o cestinho que tem a tampa transparente e nada....O que está acontecendo?

Gustavo Santos disse...

Nesse seu caso, é necessário lavar a areia do filtro e colocar a alavanca em pré-filtrar antes de filtrar, pois o jato de água suja que sai é a poeira em suspensão dentro do filtro. Se o problema persistir, então deve-se realizar a troca de areia.
A questão que o jato começa forte e vai ficando fraco, me parece uma entrada de ar. Verifique se a mangueira não está furada ou se o nível da água está abaixo.
Como a bomba vai ficando fraca somente quando você engata o aspirador, pode ser que o motor seja tão forte que esteja "colando" o aspirador no chão gerando um hidro-vácuo e ocasionando uma "entrada de ar reversa" vou assim batizar. Tente abrir o dreno de fundo junto para aliviar a pressão do aspirador e depois me conte. Abração!

Anônimo disse...

Gustavo, antes de mais nada, parabéns pelas explicações.
Estou construindo uma piscina em casa e gostaria de saber se a casa de maquinas é melhor mais baixa do que o nível do fundo da piscina ou tanto faz? No meu caso tenho opção de construir abaixo do fundo da piscina, mas alguns "técnicos" tem dito que tanto faz, o que não acredito. O que vc me diz?

Rivaldo

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Rivaldo!

Você está correto, o motor e o filtro devem ficar abaixo do nível de água da piscina. Eles devem trabalhar "afogados" desse modo evita-se entradas de ar no sistema através de uma pressão maior. Quando mais baixo os equipamentos, maior será a pressão exercida pela água no sistema.

Abraço! Obrigado pela visita!

Flavião Sousa disse...

Até que enfim uma pessoa digna para explicar como realmente funciona uma bomba de piscina. Simples, Objetivo e sem muito Blá,blá,blá..., Parabéns amigo.

Gustavo Santos disse...

Fico muito feliz com seu comentário Flavião, pois era exatamente isso que eu estava pensando quando iniciei o blog! Forte abraço!

danielle siquara disse...

Olá!
Gostei muito do seu blog!!

Tire uma dúvida por favor!

Um dos registros parou de funcionar, emperrou. Está muito velho. Como eu mesmo poderia trocar esse registro? É o do esgoto ou dreno. Tenho que fechar algum outro pra água não ir embora? Esse procedimento é perigoso?

Obrigado.

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria de saber por que no meu registro de retorno esta pingando, enchi hoje a piscina pela primeira vez e apareceu essa goteira no registro de retorno, quando eu fecho o registro de retorno para de pingar.

Anônimo disse...

Boa noite.
Quero comprar uma piscina de fibra tamanho 3,40 x 2,70 x 0,80. Posso comprar a piscina num lugar e a bomba e o filtro em outro? Se sim, onde posso comprar pela internet uma bomba/filtro para esta piscina? A instalação precisa ser feita por um profissional?

Obrigada!

Gustavo Santos disse...

Sim você pode comprar a piscina somente o casco e o filtro separadamente. Os filtros e equipamentos você achará aqui.

http://aquasolbanheiras.com.br/complemento-para-piscina/filtros-com-motor

Já a parte de instalação da piscina, você precisa de um conhecimento sobre hidráulica para correta conexão dos canos. A parte que você deverá tomar mais cuidado é na furação da piscina e encaixe dos dispositivos. Se você é uma pessoa prática e versada, não encontrará grandes problemas.
Abraço

Gustavo Santos disse...

Daniele Siquara, Sim é possível trocar os registros da casa de máquina, uns são mais fáceis que outros.
O seu caso especifico envolve dois registros com dificuldades diferentes.
É sempre bom lembrarmos que o "registro de dreno" é um e o "registro de esgoto" é outro.

A substituição do "registro de dreno" envolve mais risco, pois é necessário fecha-lo la embaixo da piscina com uma tampa especifica tapando-o completamente.
Após feito isso, você fechará TODOS os registros, cortará o mesmo e o substituirá por completo.

Já substituir o registro do esgoto é menos arriscado, bastando fechar todos os registros corta-lo e substitui-lo.
Obrigado por seu comentário! Abração!

Vizacri Jairo disse...

ola gustavo fiz uma enorme besteira,euu coloquei a piscina em filtrar td ok ,mas porem eu esqueci de por o cesto do pre filtro por uns dois minutos e tava aspirando quando olhei na casa de maquinas eu fui correndo desligar pra recolocar o cesto mas dai percebi q quando liguei ja estava sem muita força pra aspirar e estava com uns ruidos no motor !!como eu posso arrumar isso???
obrigado
jairo

Gustavo Santos disse...

Boa Noite Vizacri. Nesse caso pode ser que seu motor não tenha maiores danos, bastando desmontar a parte onde está o rotor e realizar uma limpeza. Para uma melhor garantia, retire o motor inteiro e leve até um estabelecimento que conserte motores.

Obrigado pela visita!

ARM disse...

Antes de tudo, parabéns pelo blog.
Queria saber o porque de apenas 1 retorno ter maior pressão q o outro.
e o q fazer para que a cascata volte a sair agua...desde ja obrigado.

Gustavo Santos disse...

São dois dispositivos de retorno na sua piscina, É normal um ter uma pressão diferente do outro. O mais forte, é o mais próximo do motor, o outro tem sua pressão reduzida devido a isso.

A cascata deverá ser acionada individualmente, por exemplo, se você for usa-la abra o registro só dela, e feche os outros ( hidromassagem e retorno) Se o motor não bombeia a água para a mesma, a tubulação ou a cascata poderá estar com algum problema, nesse caso só um técnico visitando sua casa.
Obrigado pela visita!