COMO MEDIR O pH E ALCALINIDADE DA PISCINA


No texto abaixo você vai saber como medir o pH e alcalinidade da forma tradicional, atualmente já há opções automáticas como esse: 
 https://piscina-online.blogspot.com/2023/07/analisador-com-sensor-inteligente-de.html

Vamos começar!

Antes de aprendermos a medir os parâmetros vamos aprender os conceitos do que é  "pH" e  Alcalinidade.
É importante que você tenha isso bem claro.

pH é o indicador que mostra o quanto a água pode estar ácida (pH abaixo de 7) ou Básica (pH acima de 7)

Para facilitar o entendimento observe a tabela abaixo:

SubstânciapH
Ácido de bateria1,0            
Suco gástrico1,0 ---- 3,0
Sumo de limão2,2 ---- 2,4
Refrigerante tipo cola2,5            
Vinagre2,4------3,4
Sumo de laranja ou maçã3,5            
Cervejas4,0 ---- 5,0
Café5,0
Chá5,5
Chuva ácida< 5,6         
Saliva pacientes com câncer (cancro)4,5----- 5,7
Leite6,3------6,6
Água pura7,0            
Saliva humana6,5-----7,5 
Sangue humano7,35 - 7,45
Água do mar8,0            
Sabonete de mão9,0 - 10,0  
Amoníaco11,5          
"Água sanitária"12,5          
Hidróxido de sódio (soda cáustica)13,5          
Em piscinas os estojos de testes utilizam somente a escala de 6,8 até 8,2, ou seja, é como se usássemos a tabela ao lado para medir entre o leite pH 6,3 á 6,6 e a água do mar pH 8,0 

Nosso objetivo é deixar a água com o pH entre 7.2 á 7.4 ( sangue humano ) veja a tabela ao lado.

                 











Medir o pH da piscina é de extrema importância! O controle correto do pH confere aos banhistas maior conforto, evitando ardência nos olhos, ressecamento da pele e principalmente, cabelos sofrem menos. Regular o pH é infinitamente mais fácil e mais barato do que hidratar ou em alguns casos repintar o cabelo porque seu loiro ficou verde, acredite, não há nada pior do que uma mulher enfurecida porque seu cabelo trocou de cor. 

Obviamente água equilibrada é mais fácil de tratar.

O que é preciso para medir o pH da piscina?

Você precisa de um estojo de testes conforme foto abaixo. Para comprar o estojo de teste entre em nosso site! http://www.lojasaquasol.com.br/estojo-de-teste-phcloro



O lado direito do medidor (vermelho)  marca o pH da água em uma escala que vai de 6.8 até 8.2

No seu lado esquerdo (amarelo) o estojo marca a quantidade de cloro livre na água em uma escala que vai de 0.5 PPM (parte por milhão) até 5.0 PPM parte por milhão.

 
Para realizar o teste da sua piscina você precisa encher o medidor com água e adicionar 5 gotas do reagente vermelho (vermelho fenol) e do seu lado esquerdo, você deve pingar a mesma quantidade de gotas do reagente orto-tolidina.




Logo após recolher a água de sua piscina, adicione 5 gotas do reagente vermelho (vermelho fenol) conforme imagem abaixo.


Avaliando o resultado:

Quando você terminar de pingar as gotas, você deverá sacudir o estojo, afim de misturar bem a cor.

Aguarde em torno de 1 minuto para ter um resultado mais preciso, esse tempo é importante pois o reagente do cloro demora mais para reagir. O pH também pode variar fique atento a isso, pode ser um problema.

As cores no estojo representam uma piscina com o pH baixo (ácido) conforme desenho abaixo. Uma água com o pH assim geralmente está começando a ficar, ou está "verde", usar a piscina com o pH assim irrita os olhos e deixa o cabelo ressecado.

Observe que o lado da sua esquerda a água continua transparente, isso ocorre quando a piscina está sem cloro livre. Se a piscina estivesse com cloro, o lado esquerdo estaria amarelo.


Imagem do medidor acusando um pH baixo ( ácido) na piscina 




Agora observe abaixo o lado direito do estojo de testes, ele apresenta uma coloração rosada. Quando isso ocorre estamos lidando com uma água "básica". Quando a água da piscina apresenta esse nível de pH geralmente cria-se espuma na água facilmente, a água poderá estar azul, mas apresentará um aspecto opaco.


Medidor acusando pH um pouco elevado 7.8 na escala, limite do ideal.


































pH correto


Abaixo segue a imagem com o pH correto. Observe que a cor da água após adicionar as 5 gotas do reagente vermelho fenol do seu lado direito, fica na escala correta de 7.4

Observe que o lado esquerdo a água continua transparente mesmo após adicionar o reagente de cloro, também chamado de orto-tolidina, isso ocorre quando não há presença de cloro na água!
Estojo de teste mostrando um pH em 7.2,  e cloro ausente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Agora observe o estojo abaixo, olhando o seu lado esquerdo do estojo você observe que a água esta amarela. Isso significa que existe cloro na água.

Quanto maior a intensidade da cor amarela, maior é a concentração de cloro na piscina!

Observe o seu lado direito, o pH apresenta uma coloração "marrom" comparando a cor ela encaixa-se na segunda escala de baixo para cima ou seja pH em 7.2.

Concluísse que a piscina está com o pH ideal, e apresenta cloro na proporção aceitável, é uma boa piscina para se dar um mergulho. 

Porém com esse pH a água tenderá a tornar-se ácida na primeira chuva dependendo da região, é interessante manter o pH na faixa de 7.4 e 7.6, pois assim teremos uma "margem de segurança", pois o pH tende a ficar ácido naturalmente, na maioria das regiões.



Do seu lado esquerdo cloro livre em níveis ideais e do lado direito  PH em 7,0. Usar essa piscina é seguro!

Para saber se sua região tem uma chuva ácida ( pH baixo) ou básica ( pH alto) basta recolher a água da chuva no estojo e fazer o teste!!


_______________________________________________________

COMO REALIZAR O TESTE DA ALCALINIDADE:

Alcalinidade: 

Alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos sem perturbar de forma extrema as atividades biológicas que nele decorrem (efeito tampão natural da água). Este parâmetro, normalmente usado para descrever a qualidade da água, é um fator de capacidade e não de intensidade (como o pH), daí que uma solução com pH neutro possa ter alcalinidade considerável.

Em piscinas equilibrar a alcalinidade significa deixa-la entre 80 e 120 ppm, entre 8 e 12 gotas no estoje de teste.  Manter a alcalinidade nesse parâmetro significa que o PH da piscina não irá se alterar na primeira chuva ou no primeiro uso.
Algumas vezes se  for observada uma variação de PH em períodos curtos de tempo por exemplo: Ontem você mediu o PH da piscina e o mesmo estava ácido (baixo, coloração amarela) e hoje você foi verificar e o PH estava mais elevado. A única explicação para isso é a alcalinidade desajustada.

Entre em nosso site para comprar o kit de alcalinidade! basta clicar no link http://www.lojasaquasol.com.br/teste-de-alcalinidade


Fazer o teste de alcalinidade é muito fácil! Basta seguir os passos a seguir:




1) ENCHA O FRASCO COM ÁGUA ATÉ A MARCAÇÃO PRETA DE 25ML

Estojo de teste de alcalinidade. do seu lado esquerdo está o indicador ( solução 2), do seu lado direito esta o titulante (solução 1). Observe que primeiro você coloca a solução 2 e depois você coloca a solução 1.



passo 1: pingar as gotas do indicador e mover o tubo para misturar a gota na água.
2) ADICIONE 5 GOTAS DO REAGENTE ( AZUL )


A ÁGUA FICARÁ ASSIM:

Água com o indicador, aguardando pingar o "titulante"

3) ADICIONE O REAGENTE "SOLUÇÃO 1 / TITULANTE" E VÁ CONTANDO AS GOTAS.

Indicador (solução 1) sendo pingado no tubo, pingar uma gota de cada vez.

* VÁ PINGANDO E CONTANDO AS GOTAS UMA DE CADA VEZ, APÓS PINGAR A GOTA FAÇA MOVIMENTOS CIRCULARES COM O TUBO, AFIM DE MISTURAR A GOTA COM A ÁGUA AZUL.

A ÁGUA DO TUBO IRÁ TROCAR DE COR REPENTINAMENTE FICANDO CONFORME IMAGEM ABAIXO
Água que trocou de cor indicando as gotas. A cor pode ficar vermelho, branco amarelado e etc. Cada composição de água muda a cor da água do frasco, desconsidere a cor da troca, não quer dizer nada.

A ÁGUA DO TUBO DEVE TROCAR DE COR ENTRE 8 E 12 GOTAS.

MAS, VAMOS SUPOR QUE VOCÊ PINGOU APENAS UMA GOTA E A ÁGUA JÁ TROCOU DE COR.
ENTÃO CONSIDERAMOS CADA GOTA = 10 PPM. CONCLUÍSSE QUE A ÁGUA ESTÁ COM A "ALCALINIDADE BAIXA" OU SEJA O PH VARIA MUITO, UMA HORA ELE PODE ESTAR "ÁCIDO" APÓS ALGUMAS HORAS ELE PODERÁ ESTAR BÁSICO ( PH ALTO) ISSO É O QUE SE CHAMA DE "PH FALSO"

PARA CORRIGIR ESSE PROBLEMA DEVEMOS UTILIZAR, ELEVADOR DE ALCALINIDADE.

SE VOCÊ PINGOU 2,3 OU 4 GOTAS E A ÁGUA TROCOU DE COR, ADICIONE MAIS ATÉ NORMALIZA-LA.

SE A ÁGUA TROCOU DE COR ENTRE 8 E 12 GOTAS, ENTÃO VOCÊ TEM UMA ÁGUA PERFEITAMENTE EQUILIBRADA NÃO FAÇA NADA.

SE VOCÊ JÁ PASSOU DE 16 GOTAS PODE PARAR DE CONTAR, UTILIZE REDUTOR DE PH.

O ASPECTO DE UMA PISCINA COM ALCALINIDADE ELEVADA É ESSA:



CASO EXTREMO:

SE VOCÊ PINGAR O INDICADOR (SOLUÇÃO 2) E A ÁGUA JÁ TROCAR DE COR SEM VOCÊ UTILIZAR O TITULANTE, SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ COM UMA ALCALINIDADE MENOR QUE UMA GOTA = MENOR QUE 10 PPM. NESSE CASO COLOQUE PH ESTÁVEL.
ESSE RESULTADO É MUITO COMUM EM PISCINAS ONDE SE UTILIZA SULFATO DE ALUMÍNIO COM FREQUÊNCIA

Você já pode medir tudo isso de forma automática utilizando um sistema inteligente! Para saber mais acesse https://piscina-online.blogspot.com/2023/07/analisador-com-sensor-inteligente-de.html


112 comentários:

CRED FÁCIL BOTELHO- BMG disse...

Não consigo estabilizar a água de minha piscina. No estojo de teste a agua esta amarela em ambos os lados.

Gustavo Santos disse...

Boa tarde. Em primeiro lugar você deve checar seus reagentes, eles valem somente 6 meses após aberto. para assegurar que você esta colocando o produto certo faça o seguinte: com a água amarela do estojo, pegue um pouco da barrilha e despeje diretamente dentro do tubo, a água será obrigada a ficar rosada, se não ficar, você esta utilizando o produto errado ou seu reagente esta fora da validade.

Anônimo disse...

Cara muito bem explicado tudo no seu blog, obrigado. O melhor é que explica de forma clara situações praticas e o que fazer nelas. Sou iniciante e vou tentar me virar sozinho ate domar a minha piscina ou morrer tentando. Ate semana passada morava no interior e pagava um piscineiro 2 vezes por semana R$ 150-200. Em SP capital me pediram um salario mínimo, também para 2 vezes por semana, incoerente e inaceitável. Melhor terapia, a piscina !!

Anônimo disse...

entendo de suas explicações que o essencial e primeiramente ajustar a alcalinidade antes do pH porque se fizer o contrario pode resultar em "pH falso".

Por outro lado não achei onde comprar o kit de teste de alcalinidade, não tentei ainda lojas de piscinas especializadas, por exemplo revendas de Igui e tal. Vou tentar na segunda.

O que me falta, além do mais, é saber quando se faz qual tratamento, para não inibir acoes de este ou outro produto. Por exemplo se observar presença de algas (água esverdeada) o que fazer antes, clorar a água ou colocar algicida e drenar, ou o contrario, tratar algas e depois clorar.

Anônimo disse...

Outra coisa amigo, o que uso como redutor de pH ?

Gustavo Santos disse...

Encarar o tratamento como terapia é algo encontrado em pessoas que sabem aproveitar a vida curtindo seus hobby. Tenho certeza que você conseguirá dominar a arte da piscina rapidamente, caso tenha alguma dificuldade, basta escrever nos comentários que ajudamos você! obrigado pelo sua postagem! abraço!

Anônimo disse...

qual a diferenca entre elevador de alcalinidade e elevador de ph?

Gustavo Santos disse...

Sua pergunta é muito boa! O elevador de PH atua diretamente no exemplo do primeiro estojo de teste postado no blog e pouco no parâmetro alcalinidade. Exemplo, seu PH esta baixo (6,8) porém sua alcalinidade esta em 6 gotas (exemplo do segundo teste), então você utiliza Carbonato de sódio (elevador de PH) assim você eleva rapidamente o PH e pouco a alcalinidade.

O elevador de alcalinidade influi mais no segundo estojo (teste alcalinidade) exemplo. Você pingou apenas duas gotas ( correto entre 8 e 12) e a água já trocou de cor, então você deve adicionar elevador de alcalinidade para a água virar em 8 gotas, o PH terá se elevado menos e a alcalinidade mais.

abraço!

maiko disse...

muito bom o blog esta de parabens

vou seguir seu blog...

Alex disse...

Você pode me ajudar ? Faz um tempo que estou tentando ajustar o Ph da minha piscina. Já coloquei vários elevadores de PH e no estojo a água não muda de cor. Quanto à alcalinidade, fiz o teste e mesmo com 20 gotas a água não te tornou rosada, com Kit de teste novo. O que devo fazer ? Colocar redutor de PH para diminuir a alcalinidade e o PH que está baixíssimo ira aumentar ?

Gustavo Santos disse...

Alex, tem algo muito estranho acontecendo, primeiramente você deverá ver se seu reagente vermelho fenol esta em condições de uso, lembre-se que ele vale 6 meses após aberto.
20 gotas não é normal, você deve utilizar redutor de PH sim!
Para forçar o PH a subir faça o seguinte: segure o estojo de teste com a água amarela, pegue um pouco de Carbonato de sódio (barrilha)com os dedos mesmo e jogue diretamente dentro do estojo, a água deverá ficar vermelha na "marra" se não ficar seus reagentes estão ruins.

Unknown disse...

Quando fiz o primeiro teste com o medidor, apresentou uma cor roxa escura na parte do PH e um amarelo quase transparente do lado do Cloro. Consegui tratar o PH, fazendo com que chegasse a um nível aceitável. Com o cloro, em vez de ficar uma cor mais amarelada, após um choque forte, usando 140g de cloro em uma piscina de 10mil litros, o medidor acusou uma cor transparente, sem amarelado algum. O que fazer?

Gustavo Santos disse...

Rafael, repita a dosagem de 140 gramas de cloro até aparecer cloro na escala do PH. As vezes se você coloca-lo quando o sol esta forte, ele evapora-se rapidamente, procure colocar o cloro a noite!

liliane disse...

minha piscina fica verde com facilidade , digamos eu a limpo quarta quin, sexta. usamo no domingo mas, na terça já está mudando de cor ficando com limo e esverdiada etc... o que eu devo fazer pois a minha aguá é muito muito ferruginosa.
me ajude!

Gustavo Santos disse...

Boa noite Liliane!

Bem, nesse caso você deve optar por produtos químicos de qualidade e utilizar um produto bem especifico chamado de controlador (eliminador) de metais, esse produto decanta e neutraliza os metais da água tirando o aspecto de ferrugem.
Após realizar esse passo você deve controlar bem o PH e alcalinidade da água.
Sempre que for repor água utilize o controlador de metais, me parece que você utiliza água de alguma forma de poço.

Não esqueça de utilizar o cloro diariamente!
Consegui resolver seu problema? qualquer coisa entre em contato! abraço!

Anônimo disse...

Bom dia companheiro, estes testes valem também para piscinas em lonas?

Anônimo disse...

Boa tarde Sr. Gustavo.
Eu tenho uma piscina de azulejo e não consigo descobrir por que ela cria tanta sujeira nas juntas dos azulejos. E não fica só escura. Ela engrossa e quando esfrego caiem pedacos de sujeira num verde escuro. Eu uso algicida de prevenção.
Gostaria de saber se há algum produto que mantenha as juntas sempre branquinhas

Gustavo Santos disse...

oi, esse teste serve para todo tipo de piscina, reservatório e etc. Se tem água ta valendo.

Gustavo Santos disse...

Piscina de azulejo tem esse problema, para evitar esse problema você esta no caminho certo, mas aconselho a utilizar algicida de choque ( 8 ml para cada 1000 litros) manter os níveis de cloro nas faixas ideais, e principalmente estabilizar o PH em 7.2 ou 7.4.

Existe um cloro especial para esse caso, é o cloro Hipoclor da Hidroall ele é mais lento na dissolução, e os grãos caem nos rejuntes queimando o limo, faça um teste com esse cloro e depois me conte ;)

Abraço

Unknown disse...

Bom dia, tenho uma piscina com equipamento de clorar a base de sal na agua, a agua esta sempre com visual ok e dosagem de cloro ok (visto no teste) porem o PH esta sempre alto acima de 8,2, ja coloquei varias vezes redutor de PH não adianta, sempre quando faço o teste indica PH acima de 8,2, o que fazer para baixar isso?

Pousada Chica Pitanga disse...

Muito didáticas suas explicações, parabéns!
Não tenho medidor de alcalinidade e, no momento minha piscina apresenta PH 7.2 e Cloro zero. Posso utilizar a barrilha para aumentar o PH junto com o cloro?

Anônimo disse...

Bom dia
acho que eu coloquei uma quantidade de barrilha maior que a recomendavel
e a agua ficou meio esbranquiçada
o que eu faço pra reverter essa situaçao e quais são as quantidades certas?

Gustavo Santos disse...

Bom dia caro Brauner. Nesse caso você deve utilizar periodicamente o produto redutor de PH de preferencia Extra forte para equilibrar o parametro do PH.
Esse tipo de tratamento eleva o PH da água mesmo, é um pequeno contra-tempo do método.

Anônimo disse...

Achei as informações que estava procurando. O seu Blog me ajudou muito. Obrigado!

Unknown disse...

Quando testo o cloro a cor fica vermelha e não é excesso de cloro nem estou usando reagente fora da validade nem trocando s reagentes. O que acontece e como resolver isso?

Gustavo Santos disse...

Bom dia Paulo! Quando ocorre isso quer dizer que você colocou tanto cloro na água que acabou "estourando" o limite do cloro no medidor. Não entre na piscina e espere aproximados 4 dias para medir denovo.

Anônimo disse...

Boa tarde Gustavo, antes de mais parabéns pelo blog. Tenho uma piscina que leva +- 50m3. O cloro está dentro dos parâmetros normais, mas o PH aparece no medidor amarelo muito claro. Já checkei os reagentes, e estão bons, já coloquei bastante PH+ durante alguns dias, mas o PH no teste não soe. Que devo fazer para equilibrar a água da piscina?

Gustavo Santos disse...

Boa noite! No seu caso, você deverá colocar uma colher de sopa em um copo com água da piscina e coloca-lo no estojo de teste. Se houver alteração nas cores, então você estará no caminho certo. Para sua piscina você deverá utilizar 500 gramas de PH + ligar o filtro na posição filtrar e medir o PH após 4 horas. Va repetindo o procedimento até os parâmetros ideais!

Abraço!

Unknown disse...

Bom dia,na sua avaliacao qual é o mais pratico e preciso,o medidor com reagentes liquidos ou o das tiras teste?

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Jorge! Com absoluta certeza os medidores com reagente líquidos são muito mais precisos! abraço

Lays dos Santos disse...

Olá Gustavo, tenho um salão de festas com uma piscina e ela é muito usada,normalmente três dias seguidos, sexta sabado e domingo, gostaria de saber o que posso fazer para manter água boa de um dia para o outro já que se ela é usada na sexta fica meio turva e o pessoal que aluga no sábado não tem uma água de qualidade.Outra duvida é que eu medi o ph e esta estavél mais a alcalinidade ja pinguei mais de 16 gotas e a agua continua azul o quit é novo o que devo fazer, e em quanto tempo depois do pocesso correto a água ficara cristalina? Agradeço desde já se puder me ajudar.

Gustavo Santos disse...

Bom dia Lays!
A única maneira de deixar a água boa de um dia para o outro é: Assim que o pessoal sair da piscina você deverá imediatamente colocar uma medida de cloro ( 14 gramas Para cada 1000 litros) e uma dose de clarificante ( 14 ml de clarificante para cada 1000 litros) filtrar por uma hora. No outro dia, basta aspirar a piscina.

Se sua Alcalinidade esta maior que 16, então você deverá utilizar redutor de ph. Você poderá comprar todos esses produtos em www.aquasolpiscinas.com.br pelo preço mais baixo que o de qualquer loja! abraço!

Ronaldo disse...

Boa noite,

minha piscina está com o nível de cloro livre e ph excelentes.

Segui seu blog para conseguir, valeu.

Agora, tenho uma dúvida. Utilizei uma vez o sulfato de alumínio e barrilha para dar uma bela limpada, aspirando o fundo drenando. Utilizo a barrilha para aumentar o ph.

Já ouvi dizer que não é legal utilizar sulfato de alumínio, se isto é verdade, o que utilizar como substituto?

Valeu.

T+

Gustavo Santos disse...

Boa noite Ronaldo!

Ótimo que bom que você conseguiu ajustar todos os parâmetros!

Não é legal utilizar o sulfato com muita frequência pois deixa a água esbranquiçada e reduz muito o PH. Mas o pior é que o alumínio em altas concentrações na água causa danos severos a saúde das pessoas, mesmo que você não ingira a água. Então substitua por um clarificante.

Ozônio Q1 Ambiental disse...

Gostaríamos de parabenizar o blog Gustavo, é muito importante levar a informação correta de como se deve tratar uma piscina, afinal a água é um ser vivo!

Desejamos sucesso para seu blog.

Equipe Q1 Ambiental
Tratamento de água com ozônio.

Anônimo disse...

Caro Gustavo;
O kit de pH e Cl não substitui o kit de alcalinidade?
Se usar o medidor de pH não terei valores iguais, tipo ácido ou base ?
Em resumo , para um uso somente no verão , é necessário fazer os dois testes ? Se sim , você tem o kit de alcalinidade na loja?
A agua local da concessionária é salobra e turva , apesar de (mal)tratada.
O Kit que você recomenda no blog dá conta?
Obrigado e desculpe o excesso de perguntas.

Gustavo Santos disse...

Bom dia! O kit de pH é uma coisa, o de alcalinidade é outra. Se você usar o estojo de teste de pH você saberá se a água estará ácida ou básica.
Para uso no verão não é necessário compra-lo, mas se a piscina é de fibra, então passa a ser necessário.
Se você tem sérias dúvidas a respeito do tratamento de água da sua cidade então é necessário que você tenha os dois testes! vou colocar na loja ainda hoje! abraço!

Ariel disse...

Gustavo, boa tarde,

Estou lutando com a agua de minha piscina ha duas semanas. Está verde e não consigo nem eliminar as algas nem baixar o pH. Cansei do kit de pH e tirei uma amostra para analisar no laboratorio. pH = 9,2; Alcalinidade total = 114 mg/l.
A piscina tem ca. 50.000 lts e tenho instalado o Pool Clean. Entre Sábado e domingo coloquei um kg de cloro e Segunda-feira joguei meio litro de acido muriatico (com muito cuidado, a piscina é de vinil) e nada. Pasei o limpador de fundo 4 vezes já. Para piorar, choveu durante dos dias.
O que eu tenho que fazer?
Obrigado!

Gustavo Santos disse...

Bom dia ! Vejo duas possibilidades, a primeiro você deverá utilizar um clarificante http://aquasolbanheiras.com.br/hidrofloc-1-litro

Filtrar por 6 horas e deixar a água em repouso por 3 dias.

Ou

Utilizar sulfato de alumínio, colocar em recircular por 6 horas e deixar a piscina em repouso por 3 dias!

Ariel disse...

Gustavo, boa tarde!
Obrigado pela resposta, mas tenho as seguintes dúvidas:
Esses tratamentos vão fazer o pH baixar? Durante o final de semana adicionei (aos poucos) 5 litros de ácido muriático, e o pH foi para 8,7.
Ou tenho que fazer isso independente do pH e depois corrigir?
Quais quantidades de Hidrofloc ou sulfato devo utilizar?
Obrigado

Gustavo Santos disse...

Ola! Sim esses tratamentos que lhe indiquei reduzem o PH principalmente o Sulfato! As quantidades depende do tamanho de sua piscina, utiliza-se 10 gramas para cada 1000 litros de sulfato, e 4 ml para cada 1000 litros de clarificante!

Gustavo Santos disse...

Bom dia Ariel!

Tivemos um pequeno avanço, pois sua água que era verde, ficou esbranquiçada. Como não houve floculação, então a situação é bem critica, nesse caso você deverá utilizar um produto chamado Weekend. Na sua cidade deve ter, procure em qualquer loja de piscina. Basta joga-lo e ele terminará o serviço.

Anônimo disse...

Gustavo.
em manual da hidroall consta que devo colocar 20g/m³ de ph estavel para elevar a alcalinidade em 10ppm.
E no estojo de teste diz que para 7 gotas devo colocar 100g/m3.
Não sei o que esta correto. pode me orientar?
grato
Kurt

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Kurt!

Muito interessante sua pergunta!

A informação esta correta e é isso ai mesmo 20 gramas de PH estável em 1000 litros eleva a alcalinidade em 10 ppm ou seja, em 1 gota.

A tabela do estojo de Alcalinidade já calcula a quantidade de PH estável para que a água da sua piscina passe direto para 12 gotas!

Espero que você tenha entendido!

Anônimo disse...

Gustavo,
Ficou bastante clara sua explicação, obrigado.
Outra coisa, utilizo clarificante uma vez por semana, onde a sujeira baixa e aspiro drenando e assim mantenho a agua com boa aparencia, mas sempre tenho uma pequena sujeira na superfície que aparenta poeira.Como devo proceder para manter a superficie mais apresentavel?

Humberto Lima disse...

Humberto Lima:

Amigo comprei uma piscina de fibra mês passado, e não tinha nenhum conhecimento de como realizar o tratamento, e seu bloq ajudou-me muito, esta totalmente de parabéns, porém o pessoal responsável pela instalação, orientou que deveria semanalmente utilizar 2kg de sulfato de alumínio e 1kg de barrilha para uma piscina de 38.000 lts, este tratamento foi feito só na primeira limpeza, pois a água estava bastante verde, porém não estou realizando este tratamento, até pq o PH da água esta sempre em 7.2, o que aconcelha?

Gustavo Santos disse...

Bom dia Humberto!

Esse tratamento (sulfato+barrilha) é utilizado somente em ultimo caso. O mesmo pode até deixar a água da piscina cristalina por alguns dias mas não garante segurança alguma para você e sua família.
Esse tratamento tende a deixar o PH totalmente instavel.
Você poderia utilizar o tratamento recomendado na página ( como tratar uma piscina de fibra) escrita nesse blog irá ajudar muito você! Abraço

Paulo Roberto disse...

OLÁ GUSTAVO

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS PRODUTOS ELEVDOR DE PH E ELEVADOR DE ALCALINIDADE?

Anônimo disse...

Olá Gustavo.
No caso da minha piscina, quando faço a medição indicada, o lado esquerdo (Cl) fica avermelhado e o lado direito (pH) fica amarelado. Qual a interpretação para tal fato?
Agradeço, desde já, a atenção que der para essa dúvida.
Abraço!

Gustavo Santos disse...

Esse caso é tipico: você colocou muito cloro na piscina, mas colocou tanto, mais tanto que a cor extrapolou a marcação do teste. Você não pode usar a piscina até o nivel de cloro baixar. Ele sai sozinho em 4 dias.

Já o outro lado do PH, mostra um PH baixo, facilmente corrigido com barrilha.

Anônimo disse...

Valeu Gustavo... Vou esperar os 04 dias para então medir novamente o pH.
Obrigado pela atenção! Abraço grande!!!

Ciça disse...

Olá Gustavo,

Como faço para saber qtas gramas de PH+ irei ter que usar em minha piscina(vinte e tres mil litros) sendo que o ph esta baixo, quero elevar a 7,6.

O calculo: 5g/m3 x 23000 = 115gr esta correto?

Gustavo Santos disse...

Oi Ciça!

Nesse caso utiliza-se 10 gramas para cada 1000 litros, então a dosagem deverá ser entre 200 e 300 gramas. Vá medindo a cada 4 horas para ver se o mesmo já chegou no ideal!

Casadio disse...

Bom dia Gustavo
Tenho uma piscina de +ou- 40M³,revestida com pastilha de vidro, acontece que entre o re-junte aparece uma espécie de algas escuras. Li que deveria baixar o PH até 6.5 esperar uma semana e essa sujeira sairia com uma simples escovada.
Já coloque 4 litro de redutor de PH mas não consigo reduzir a menos de 7.0, li agora que devo colocar ácido muriático.
1º estou fazendo o tratamento correto?
2º devo colocar o ácido?

Gustavo Santos disse...

Olá Casadio.

Realmente o tratamento com redutor de PH é geralmente eficaz, porém é muito mais trabalhoso e você não poderá usar a piscina.

Para resolver seu problema mais facilmente basta utilizar esse tipo de cloro http://aquasolbanheiras.com.br/cloro-para-piscina-hipoclor-25-kg

Ele é próprio para piscina de alvenaria pois não se dissolve facilmente e fica no meio do rejunte.

Unknown disse...

o que a agua acida pode causar em crianças de 10 meses, coloque meu fiho com os pes e as maos na piscina e depois vi que a agua estava muito acida , e hj ele apareceu com bolinhas vermelhas nos pes e maos , sera que pode ser da agua???? obrigada

Gustavo Santos disse...

Olá Dheniffer, a água ácida causa esses efeitos mesmos, em crianças eles são mais severos devido a sensibilidade de sua pele. Esses efeitos saem naturalmente, mas se persistir os sintomas, informe seu médico!

Anônimo disse...

Olá Gustavo.
Com fitas de teste os valores são baixos e com estojo de testes os valores são altos.Na média esta ok, mas como saber a real condição da agua?

tom disse...

Olá Gustavo, eu cuido da piscina aqui no camping onde trabalho em Ubatuba a piscina deve ter por volta de uns 38 mil litros,pois bem o ph da piscina aqui nunca ficava estável e eu nunca trabalhei com piscina e o cara q trabalhava comigo não tinha mto conhecimento também, agora só tá eu cuidando da piscina e eu convenci minha patroa a comprar um kit teste com medidor de alcalinidade e tava bem baixo mudou com 4 gotas, num dia eu joguei 2 quilos de elevador de alcalinidade e no outro medi o parâmetro mudou para 7 gotas então joguei mais 2 quilos e quando medi a água mudou com 11 gotas,se passou uma semana e o ph ficou estabilazado em 7.8 e a alcalinidade já tava mudando com 9 gotas joguei um litro do redutor de ph só q quase não alterou nada no ph, a piscina aqui é de fibra e a água q uso pra repor quando dreno é de poço semi artesiano e durante essa semana como sempre por aqui choveu e como não tinha movimento eu tava jogando cloro dia sim dia não e hoje medi o ph e e ele tava em 7.4 só q a alcalinidade já mudou com 8 gotas, a piscina aparentemente tá bem clara só q fico com receio q a alcalinidade baixe mais ainda e o ph fique desajustado de novo, é complicado acertar a alcalinidade e ph quando tão em caminhos diferente e o que eu posso fazer pra esses parâmetros não fiquem destabilizados mais uma vez? O cloro que eu uso aqui e é esse granulado da HTh, se puder me ajudar ficarei mto grato.

Anônimo disse...

Gustavo,
Atualmente uso dicloro organico.
Pretendo mudar para cloro granulado comum inorganico para evitar a tal da superestabilização.
Posso mudar de um para outro sem maiores problemas?

Irani disse...

Parabens Gustavo suas explicações são geniais. Agora vai uma pergunta: Minha piscina tem 3600l, faço o passo a passo que vc explicou e não sei pq o fundo esta sempre com uma sustancia parecida com terra, filtro e aspiro e dai a poucas horas, volta td de novo. Me dá um help? Obrigada.

Gustavo Santos disse...

Boa noite kurt!

Sempre considere a medição dos kits líquidos eles são sempre precisos. Esqueça as fitas e a média.
Abraço

Anônimo disse...

OLÁ, primeiramente parabéns pelo site. Tenho um problema que me segue a tempos, cuido de uma piscina de 100 mil litros de azulejo, a alcalidade sempre fica em 8, mesmo com uma forte carga de bicarbonato ela não sobre, e agora caiu pra 7. Já o PH sempre esta entre 7,6 e 7,8. Ou seja preciso aumentar a alcalidade e reduzir o PH, porém os produtos que conheço alteram ambos ao mesmo tempo, ou seja se subir a alcalidade vai subir ainda mais o PH e vice-versa. Nos ultimos meses, ele está criando algas direto, tenho de drenar toda semana. Desde já, muito obrigado.
Renan Ribeiro- Sorocaba-SP

Gustavo Santos disse...

Renan, para sua piscina você deverá utilizar a cada vez 10 quilos de PH estável http://www.aquasolbanheiras.com.br/ph-estavel-2-kg

O PH ficando até 7,8 ainda é aceitável. e a alcalinidade em 8 era para sua água estar boa.

Esse ataque de alga repentino eu conheço bem, é um tipo de alga bem fina, que deixa a água verde fluorecente.
Para eliminar essa alga você deverá utilizar uma dosagem maior de cloro para sua piscina 4 quilos. No link abaixo esta um cloro profissional muito potente que resolveria facilmente seu problema http://www.aquasolbanheiras.com.br/cloro-para-piscina-hiperclor-60-10-kg

Cláudia Bittencourt Ferreira disse...

Puxa, eu estava fazendo tudo errado. Nunca conseguiria dar a água da piscina por ideal. Ela está turva e desde que começei a limpar, não consigo deixa-la cristalina e enxergar o fundo. Hoje, vou seguir as dicas do blog.
Acredito que enfim, minha família e eu vamos aproveitar uma boa piscina. Obrigada.

Gustavo Santos disse...

Olá Cláudia! Fiquei feliz com seu comentário! que bom que conseguimos ajudar você! forte abraço!

Saulo disse...

Utilizo bicarbonato de sodio para elevar a alcalinidade, sulfato de aluminio para reduzir o ph e cloro em tablete no flutuante. Tambem filtro diariamente. Consigo ajustar os parametros da agua. Ela fica cristalina por uns 10 dias. A alcalinidade esta sempre abaixando e o ph sempre subindo. A cada 10 dias tenho que reajustar. Isso e normal?

Alessandra disse...

MEU NOME É ALESSANDRA E ADOREI SEU BLOG!

SOU NOVATA E QUERO ENTENDER MELHOR, MINHA PISCINA DEU POUCA QUANTIDADE DE CLORO, O PH ELEVADO E A ALCALINIDADE MUITO BAIXA, O QUE EU RESOLVO PRIMEIRO? É QUAL PRODUTO USAR PARA AUMENTAR A ALCALINIDADE E REDUZIR O PH?
EU HAVIA COMPRADO O KIT QUE VC CITA EM UM DE SEUS POSTS, MAS ALGUM DELES ELEVA A ALCALINIDADE E REDUZ O PH?

Gustavo Santos disse...

Boa noite Alessandra! Nesse caso preocupe-se mais com o pH da água. A alcalinidade se ajustará aos poucos. Agora, se você comprou o kit profissional,http://aquasolbanheiras.com.br/kit-profissional-piscina-compactaplastica o mesmo já trará o redutor de pH. Se desejar, reduza todo o pH da piscina e depois corrija tudo com barrilha leve.

Gustavo Santos disse...

Saulo, se a piscina tem um uso intenso é normal que ocorra variação do pH. Os testes deverão ser feitos semanalmente para uma correção mais precisa e preventiva.

Alexandre Roberto da Silva disse...

Olá amigo, estou tentando manter a água da minha piscina em um estado ok, porem está muito díficil. Estou com um pote de Hidrosan Penta - dicloro estabilizado, estou aplicando diariamente porem não consigo manter a qualidade, comprei o teste de PH e notei que estava bem baixo, apliquei o PH+ e consegui estabilizar, porem a água está muito verde, estou aspirando todos os dias, mais não consigo chegar a um resultado legal, sabe o que posso fazer ?

Um abraço e parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Obrigado e parabéns por sua didática simples e eficiente.

Anônimo disse...

Olá Gustavo,
Tenho lido seu blog desde quando
comprei uma piscina inflável que ainda nem usei. Enchi com água de casa mesmo medi o pH que estava muito baixo e o cloro então, nada! Resolvi acertar e coloquei a barrilha 500g para os 8200l de água da minha piscina (acho q foi muito)aí o pH foi lá pra cima e a água ficou esbranquiçada agora coloquei o cloro. ( será que isso vai alterar o pH em alguma coisa?) Bom, está claro q eu Não sei como proceder para acertar o pH e o cloro pra água ficar cristalina... Vc poderia me ajudar? Outra dúvida é qdo eu coloco um produto quanto tempo eu devo esperar pra colocar o outro?
Obrigada Ana Paula

Gustavo Santos disse...

Olá Ana Paula!
Sim você exagerou na dose da barrilha, você deveria colocar 100 gramas e ir medindo.
Infelizmente o cloro não ajudará no ajuste do pH.
Para resolver esse problema, vou indicar para você o sulfato de alumínio que além de atuar como decantador, reduzirá drasticamente o pH da sua piscina deixando-a cristalina mais rapidamente.
http://aquasolbanheiras.com.br/sulfato-de-aluminio-1-quilo

Anônimo disse...

Desde já parabéns pelo blog amigo Gustavo Santos, ele viaja o mundo eu sou de Angola. A minha duvida é a seguinte desconfio que a minha piscina tenha a tal superestabilização do ácido cianúrico. Como posso comprovar isso? Ela está esverdeada a uma semana, e não consigo reverter, já adicionei dicloro, fiz o choque e nada. Hoje pensei fazer o tratamento com algicida. Devo?
Ou terei mesmo que mandar fora água? A piscina tem 35000m3, quanto devo mandar fora?
Obrigado Valter

Unknown disse...

Desde já parabéns pelo blog amigo Gustavo Santos, ele viaja o mundo eu sou de Angola. A minha duvida é a seguinte desconfio que a minha piscina tenha a tal superestabilização do ácido cianúrico. Como posso comprovar isso? Ela está esverdeada a uma semana, e não consigo reverter, já adicionei dicloro, fiz o choque e nada. Hoje pensei fazer o tratamento com algicida. Devo?
Ou terei mesmo que mandar fora água? A piscina tem 35000m3, quanto devo mandar fora?
Obrigado Valter

Gustavo Santos disse...

Oi Valter! fico muito feliz em poder ajuda-lo em outro continente! Pode ocorrer a super-estabilização, mas é um evento raro, acredito que você poderá deixar sua água azul novamente apenas trocando o ativo do cloro. Tente utilizar um cloro a base de cálcio como este no link. Com absoluta certeza resolverá seu problema! qualquer coisa estamos a disposição! abraço

http://aquasolbanheiras.com.br/cloro-para-piscina-granulado-hth-10-kg

Carlos campanari Indaiatuba - sp disse...

Parabens,fantastico,Gustavo,seu blog explica de forma simples e explicita,como cuidar corretamente da piscina...com suas dicas ninguem pode dizer que nao sabe cuidar bem das queridas do verao!!!! Abço!!!

Unknown disse...

Cassio:
gostaria de saber o q devo fazer com a minha agua d piscina. Ja fiz varios tratamento para elevar o PH e ñ deu resultado e ñ sei mais o q fazer, eu já usei Elevador de PH em liquido,ja mandarão eu colocar barrilha, já fiz analise da agua ai agora eles mandaram eu colocar 8kl. de DURECÁLCIO E 1KL DE ALCALINIZANTE E O PH Ñ SAI DE 6,8 Ñ SEI MAIS O Q FAZER ESPERO Q VC MIM AJUDE AMIGO.

Gustavo Santos disse...

Olá Cassio. Existe 3 cenários que configuram essa situação.
1 - sua piscina é enorme.
2 Você utiliza sulfato de aluminio frequentemente
3- seus reagentes estão vencidos.

Claro que isso pode ocorrer ao mesmo tempo, mas é raro.

Recomendo que se troque os reagentes de pH e refaça os testes.

Elevador de pH liquido não são tão bons, utilize sempre em pó.

Qualquer coisa me envie a foto de sua piscina, vou te dar uma força. gustavo@aquasolbanheiras.com.br

Abração!

Família Piretti/Fernandes disse...

Boa noite Gustavo. seu blog é muito elucidativo. eu acabei de instalar a piscina e a agua já está bastante verde. medimos a alcalinidade e deu bem alta 170. eu moro em um lugar onde não é comercializado produtos para piscina e eu já tenho o sulfato de alumínio. a minha pergunta é. é possível reduzir a alcalinidade aplicando o sulfato? caso seja, como eu devo proceder. Obrigado e parabéns pelo blog.
ass. Wanderson

ps. o Ph também está elevado - 7.8

Gustavo Santos disse...

Bom dia Wanderson! O sulfato de alumínio no seu caso irá resolver, pois o mesmo já reduz o pH e alcalinidade além de já decantar a sujeira. Para um melhor efeito utilize cloro, 14 gramas para cada mil litros e o sulfato 20 gramas para cada mil litros, recircular por 2 horas e deixar a piscina em repouso por 48 horas.

Para comprar seus produtos químicos com preços ótimos entrega rápida, acesse o site: http://www.aquasolbanheiras.com.br/tratamento-de-agua/kits-de-produtos-quimicos

Anônimo disse...

Oi Gustavo, tudo bem? Tenho uma psicina de pastilhas de azulejo de aprox 25.000 litros que é aquecida (solar) e mantenho em 32 graus (por causa das minhas bebês), aquecedor com timer para funcionar das 8h as 17h e sensor de temperatura + manta termica para quando nao esta em uso. Tenho instalado o Panozon 30 e timer para o filtro (4 horas por dia durante a noite, quando o ozonio funciona junto). Sei que o pzonio elimina apenas organicos e cloraminas, nao dispensa o uso de cloro, mas o cloro poderia ficar no minimo. Troquei pela terceira vez de piscineiro em menos de 1 ano, (eles vem 2x na semana), mas eles nao estao conseguindo acertar a quimica da minha piscina! Uns dizem para eu usar cloro granulado de sodio, outros de calcio, esse atual insitiu em colocar aquele flutuador com pastilha de cloro e mesmo assim usa cloro granulado de sodio... Ele se queixa que a agua ê quente e quer que eu dimunua a temperatura, mas se eu deixar mais fria as mnha bebês nao aguentem muito tempo.... Comprei o kit de reagente de pH e cloro e meço 2 x na semana: toda semana o pH abaixa para 6,8 - e o cloro, no dia que o piscineuro vem, extrapola para mais de 5 ppm, depois, em 3 dias ele quase zera mesmo com o flutuador.... Eu mesma tenho ajustado o PH com a barrilha, mas temho usado 1 kg por semana! Nao tenho o kit de alcalinidade, o piscineiro usa fita e diz que está OK. Ultimamnte a agua está cristalina, mas está irritando os olhos e pele no uso, e também tem manchado unhas (sim, UNHAS) e roupas de AZUL ( me disseram ser excesso de algicida). Nao tem feito espuma na cascata (coisa que já notei no passado). Às vezes a água fica com odor ruim, parecendo de ovo podre, mesmo cristalina. Nao chove há meses e praticamente nao cai folhas nem insetos na água, o uso é pouco, mais aos finais de semana. Socorro! Tenho lido bastante na internet e consultado algumas lojas de piscina, mas ninguem parece saber o que está falando. Vc pode me ajudar? Obrigada. Mariana

Gustavo Santos disse...

Oi Mariana! Vamos dividir seu caso em partes:

Primeiramente tenha consciência que sua piscina é especifica por ser aquecida.
A piscina aquecida requer o cloro em 14 gramas para cada 1000 litros geralmente dia sim dia não.

Para eliminar esse cheiro ruim da água recomendo a compra de um poderoso oxidante que deixará sua piscina livre de odores e própria para banho em 30 minutos: Segue o link para você comprar: http://aquasolbanheiras.com.br/oxiall
Obs: Em piscinas aquecidas o uso deste é indispensável.

A irritação dos olhos e alteração de cor geralmente se da por meio do pH baixo. Minha sugestão é que você ignore completamente as fitas, não são precisas, utilize os estojos líquidos. Segue link para compra: http://aquasolbanheiras.com.br/procura?cat=&procura=estojo+de+teste
Procure por estojo de teste de pH e alcalinidade.

O cloro poderá ser usado o minimo possível la na escala de ppm, pois o ozônio como você falou protege a água mas não deixa residual, por isso você deve usar o cloro certo?

Espero ter ajudado, obrigado por ter visitado o blog! qualquer dúvida estamos a disposição!

Abraço
Gustavo Santos

Alfredo disse...

Gustavo, boa noite!
Estou com um problema e peço sua opinião: tenho uma piscina de fibra com cerca de 15.000 lts. Tenho feito o tratamento normal e não tinha alterações porém há 2 dias atrás (bem cedo pela manhã) encontrei um rato morto boiando na piscina...que horrível!! parecia que era bem recente e não havia nenhum machucado nele, nem houve sangramento mas além de chocar, preocupou muito. Devo esvaziar a piscina e enchê-la novamente ou há algum tratamento possível para eliminarmos alguma eventual contaminação?
Aguardo e agradeço.
Alfredo, Campinas, SP.

Rudrigo Costa disse...

Olá, Muito bom o seu blog!

Tenho uma piscina 10m x 5m, azulejo, toda regulada, pH, alcalinidade, e cloro OK. Uso a mesma par aulas de natação infantil e hidroginástica. Como faço para mante-la, sobre essas condições, a mais saudável possível.
Digo, medindo todos os procedimentos padrão, o que devo usar todo dia para amanhecer em boas condições?
Desde já agradeço sua atenção.

Omar Fellipe disse...

Olá, Gustavo Boa Noite!
Quando o PH, está um pouco baixo, mas a água encontra-se cristalina precisa por a barrilha? Ou só o cloro resolve?

Gustavo Santos disse...

Boa Tarde Omar!

Sua pergunta é muito interessante!
A águá da piscina cristalina não garante que ela esteja adequada ao uso. Devemos equilibra-la, por isso você deverá corrigir os parâmetro de pH, cloro e alcalinidade!
Você poderá comprar esses kits no link abaixo!
Agradecemos sua visita!
http://www.lojasaquasol.com.br/procura?cat=&procura=teste

Anônimo disse...

Boa tarde! Estou com um problema na minha piscina, pois, o PH está estável, já adicionei os produtos ALGICIDA CHOQUE e CLARIFICANTE e mesmo assim a água continua verde, as algas não estão descendo para poder fazer a drenagem. O que devo fazer?

Guilherme disse...

ola gustavo boa noite parabens pelas dicas,,,,amigo to com um problema minha pscina e de fibra 37000 lts de acordo com ostestes o ph esta baixo e alcalinidade alta a agua esta esverdiada com tom amarelo uso agua de poço semi artesiano,, o q devo usar para controlar o cloro ta normal ontem coloquei 1 kl e meio de barrilha leve mas mesmo assim nao corrigiu o ph...fico no aguarddo e desde ja agradeço

Gustavo Santos disse...

Vamos lá, o primeiro caso do amigo anonimo, você está no caminho certo, basta deixar a água em repouso absoluto por 48 horas, essas algas descerão. Observe o tamanho da piscina e as dosagens dos produtos, uma dosagem insuficiente pode demorar muito a decantação.

Guilherme, seu caso é um pouco mais complexo, recomendo checar seu reagente vermelho fenol que deve estar vencido.
Recomendo a utilização do Sulfato de alumínio.
http://www.lojasaquasol.com.br/sulfato-de-aluminio-1kg

Por que o sulfato? ele já reduzirá o pH e alcalinidade da piscina, faremos assim uma espécie de "reset" deixando a água azul novamente.

Em último caso você utilizará o seguinte produto:
http://www.lojasaquasol.com.br/weekend-limpa-agua-verde-da-noite-para-o-dia

Ele já contém cloro e funcionará em qualquer escala de pH, utilize no seu caso como um último recurso.

Atenciosamente
Gustavo Santos

Anônimo disse...

Gustavo, boa tarde.
Seu blogue é Ótimo! Muito eficaz.
Porem, estou com duas dúvidas:
1- posso colocar produtos com o sol, em caso de emergência? (piscina vinil) Qual?
2- posso usar choque qdo a piscina é muito usada no fim de semana? Pois a água fica turva, esbranquiçada.

Gustavo Santos disse...

Boa tarde!

1) Você pode colocar os produtos químicos com sol normalmente. Porém o cloro tenderá a "evaporar" mais rapidamente, é o único efeito colateral digamos assim, em uma emergência poderá ser utilizado sem problemas!

Os cloros recomendados para piscina de vinil são:
http://www.lojasaquasol.com.br/cloro-oxigenado-10kg-multclor
http://www.lojasaquasol.com.br/cloro-para-piscina-hidrosan-10kg

2) Sim o tratamento de choque poderá ser aplicado. porém há um desgaste muito grande na fibra / vinil realizando a super-cloração. Repetindo sempre esse processo, sua piscina ficará toda esbranquiçada em 2 anos no máximo!

Recomendo sempre uma decantação utilizando um clarificante http://www.lojasaquasol.com.br/maxfloc-1-litro-clarificante

Ou no caso de matéria orgânica esse interessante oxidante que deixa a água cristalina e libera a piscina para banho em 30 minutos. Ele queima toda matéria orgânica, praticamente não há decantação e a água fica cristalina http://www.lojasaquasol.com.br/oxiall

Pois utilizando um tratamento de choque sábado, no domingo a piscina poderá estar com muito cloro ou outros produtos deixando o usuário desconfortável e sua piscina mais desgastada.

Agradeço sua visita e seu comentário! qualquer dúvida, estamos a disposição!

Atenciosamente
Gustavo Santos

Gustavo Santos disse...

Boa tarde!

1) Você pode colocar os produtos químicos com sol normalmente. Porém o cloro tenderá a "evaporar" mais rapidamente, é o único efeito colateral digamos assim, em uma emergência poderá ser utilizado sem problemas!

Os cloros recomendados para piscina de vinil são:
http://www.lojasaquasol.com.br/cloro-oxigenado-10kg-multclor
http://www.lojasaquasol.com.br/cloro-para-piscina-hidrosan-10kg

2) Sim o tratamento de choque poderá ser aplicado. porém há um desgaste muito grande na fibra / vinil realizando a super-cloração. Repetindo sempre esse processo, sua piscina ficará toda esbranquiçada em 2 anos no máximo!

Recomendo sempre uma decantação utilizando um clarificante http://www.lojasaquasol.com.br/maxfloc-1-litro-clarificante

Ou no caso de matéria orgânica esse interessante oxidante que deixa a água cristalina e libera a piscina para banho em 30 minutos. Ele queima toda matéria orgânica, praticamente não há decantação e a água fica cristalina http://www.lojasaquasol.com.br/oxiall

Pois utilizando um tratamento de choque sábado, no domingo a piscina poderá estar com muito cloro ou outros produtos deixando o usuário desconfortável e sua piscina mais desgastada.

Agradeço sua visita e seu comentário! qualquer dúvida, estamos a disposição!

Atenciosamente
Gustavo Santos

Unknown disse...

Caro Gustavo,

Parabéns pelo blog e pelas explicações claras. Gostaria de sua opinião.

Minha piscina tem 60m3 e tudo vinha bem, eu mesmo tratava (só usava produtos da Genco, que foi o que melhor apresentou resultado aqui em casa). Por motivo de viagem tive que contratar um piscineiro, que só estragou tudo, tanto que o dispensei. Agora o ph está muito baixo (6,8) e não consigo elevá-lo. Tanto barrilha leve quanto outro produto como o PH+ não apresentam resultado com o PH. A barrilha (20g/m3) só faz a alcalinidade subir muito, muitas vezes ultrapassando os 16ppm sem elevar em nada o PH. E com PH+, a alcalinidade não se altera, mas o PH também não sobe. Já usei vários litros de PH+ e muitos quilos de barrilha e não sei mais o que fazer.

Com esse desequilíbrio, não consigo manter um residual de cloro adequado (uso o cloro Genclor granulado), de forma que o gasto com cloro está muito alto, pois a piscina está consumindo muito cloro também.

Todos os reagentes são novos. A dureza cálcica está em 260. Apesar dessa acidez na água, ninguém que usa a piscina tem relatado qualquer problema como irritação nos olhos ou aquelas bolinhas vermelhas na pele.

O que você sugere fazer?

Desde já agradeço.

Anonimo disse...

Caro Gustavo,

Sou novato em piscina e estava procurando uma orientação na internet sobre como fazer para tratar a água, e encontrei uma verdadeira biblioteca!!.
Parabéns pelas explicações, foi muito e simples e claro de fácil entendimento.

Atenciosamente.

Mustafá.

Anônimo disse...

Muito útil, bem explicado, agora mãos a obra!!

Unknown disse...

Olá, Gustavo!
Acabei colocando cloro de mais e ''estourou'' o padrão de cores; após aguardar os 4 dias para fazer novo teste, já posso colocar o floculante/clarificante? Tenho essa dúvida ainda...

Obrigada!

Juliana disse...

Oi Gustavo,

Estou com um problema, fiz a medição do PH e estava muito baixo, joguei barrilha demais e a agua está amarela escura. Fiz a medição novamente e o PH ficou muito alto. Joguei 20ml de PH - deixei filtrando e duas horas depois fiz uma nova medição. O Ph continuava alto joguei mais 20ml, hj pela manha não consegui medir, mas a agua ainda está amarelada, como fazer, continuo esse procedimento?

Obrigada desde já.

Gustavo Santos disse...

Oi Brenda! nesse caso, só nos resta esperar o cloro evaporar. o clarificante pode ser usado sem problemas, suspenda o uso até o padrão de cor ficar no ideal! Abração!

Gustavo Santos disse...

Oi juliana! Como seu pH subiu muito e você está com a água opaca, então seria melhor você usar o sulfato de aluminio. Ele decantará e também reduzirá o pH da piscina. Para receber esse produto em sua casa, basta comprar aqui http://www.lojasaquasol.com.br/sulfato-de-aluminio-1kg

Produto barato e com resultado rápido

Como você estava fazendo também daria certo, mas você gastaria litros de redutor de pH pois é muito mais fácil eleva-lo do que reduzi-lo!

Anônimo disse...

olá Gustavo, sou novato neste ramo de piscina, espero que você possa me ajudar. tenho uma piscina de 10 m por 4,5 m de fibra, a água da piscina esta ficando verde com enorme facilidade, tentei fazer a decantação aplicando o cloro granulado, barrilha e o sulfato, antes dava certo conseguia decantar! Agora este processo não esta dando mais certo, faço este procedimento e a água continua verde, sem apresentar reação alguma. analisando e fazendo algumas pesquisa creio que a alcalinidade esteja baixa, gostaria de saber qual o procedimento corretor para regular a alcalinidade? e quais produtos devo ajustar para que continue a fazer a decantação correta.

ELMO disse...

AMIGO, POE FAVOR, COMO CONSIGO VERIFICAR O PH DA AGUA DA MINHA PISCINA, COMPREI O ESTOJO PARA MEDIR O PH, COLOCO 5 GOTAS DO REAGENTE VERMELHO E 5 DO AMARELO, DEPOIS DE SACUDIR O ESTOJO, NÃO SEI FAZER A LEITURA, COMO CONSIGO VER SE O CLORO ESTA BOM,ELE APARECE TRANSPARENTE OU UM POUCO AMARELO, ME AJUDE, SOU INICIANTE, COMPREI A PISCINA TEM 20 DIAS

Gustavo Santos disse...

Olá! Montei um vídeo exatamente com essa sua dúvida https://www.youtube.com/watch?v=4HZzWei1e2s realmente interpretar o resultado requer tempo e prática! Qualquer dúvida me avise no WhatsApp 48 9925-0218

sergio disse...

Olá Gustavo , me ajuda !
Minha piscina fica aos cuidados de um piscineiro que vem em minha residência três vezes por semana. Sempre após o uso , sinto que ela fica turva , e quando passa alguns dias a mais chega a esverdear. É normal ela ficar turva após o uso ? Pode estar com controle de pH e alcalinidade alterado ? o que fazer para resolver isso ? Estou estudando para participar desse processo de tratamento químico .

Herin disse...

Olá Gustavo. Td bem?
Minha piscina tem 26500l e estou com dificuldade de estabilizar meu pH... efeito ioiô.
Agora o pH está em 8.2 de acordo com o medidor e aparência de água levemente turva.
Como faço para equilibrar esse pH?

Aguardo retorno.
Obrigado.

Gustavo Santos disse...

Oi Sergio! è normal a água turvar após o uso, esverdear as vezes. Porém sempre é legal olharmos o pH da piscina.

Para resolver esse problema, sempre depois que terminar de tomar banho coloque uma dosagem de cloro + clarificante!

Ou utilize o fantástico Mplus em 2 horas sua piscina está sem cheiro e cristalina compre aqui https://www.lojasaquasol.com.br/oxidante-sem-cloro-mplus-maresias-embalagem-25-litros

Gustavo Santos disse...

Olá Herin!

Isso acontece quando a alcalinidade está desregulada, reduza todo o pH da água e o corrija com pH estavel compre aqui https://www.lojasaquasol.com.br/elevador-de-alcalinidade-ph-estavel-embalagem-de-2-kg

Ele subirá os dois parâmetros de forma uniforme evitando o efeito ioio.

Para reduzir o pH use redutor ou Sulfato de aluminio

https://www.lojasaquasol.com.br/redutor-de-ph-extra-forte-hcl

https://www.lojasaquasol.com.br/sulfato-de-aluminio-para-piscinas-embalagem-de-1kg o sulfato também serve como clarificante

Unknown disse...

Boa tarde!!!
Por favor, preciso de uma ajuda. Minha piscina está com o pH 7.4 mas a água está esverdeada, o que eu preciso fazer para a água ficar clara.
Desculpe perguntar, mas não entendo muito de piscina.
Obrigado!!!
Fica com Deus!!!

Gustavo Santos disse...

Olá!

No seu caso, onde os parametros estão bons e a água fica com aspecto verde, é necessário dosar uma quantidade de choque de cloro = 20 gramas para cada mil litros. Utilize um cloro a base de cálcio da hth por exemplo https://www.lojasaquasol.com.br/cloro-granulado-hth-25kg

Anônimo disse...

Boa tarde
Aconteceu mais de uma vez o teste de alcalinidade começar a ficar transparente a partir da sétima gota, e quando chegou na nona gota ficou transparente. Fiz a experiência de incluir a décima gota, mas não mudou a transferência da nona gota.
Desde já obrigado.

Débora disse...

Muito bom site! Parabéns!
Fui fazer teste pela primeira vez em minha piscina. O cloro deu bem, pH deu baixo. Ao fazer o teste de alcalinidade, a água não ficou rosa nem com 30 gotas. Fiz um teste colocando redutor de alcalinidade direto no tubinho de teste, e não rosou de jeito nenhum. O teste é novo, mas só pode estar estragado, não? Alguma outra hipótese? Muito obrigada!

Estudo de caso: Manchas na piscina pela combinação cloro e algicida

Quero falar com Gustavo para resolver meu problema de mancha : Clique aqui  Whatsapp Inicio da matéria A recomendação utilizar algicida sepa...

Postagens mais visitadas