COMO TRATAR UMA PISCINA DE FIBRA

As populares piscinas de fibra são as líderes do mercado devido ao seu custo-benefício, a instalação de um modelo de fibra é muito mais rápida e sua estrutura é muito reforçada, tudo isso por um preço hoje acessível.


Lembrando que a água desse tipo de piscina NUNCA é "trocada" e para que isso aconteça, devemos seguir as seguintes orientações abaixo:

 Obs: Tratamento com base em uma piscina com filtro de areia.


Siga os seguintes passos:

 1) Comprar os produtos químicos (tudo que você precisa está abaixo)

Para que serve cada um dos produtos de piscina?

Cloro granulado: ( elimina micro-organismos nocivos a saúde e evita por exemplo, a proliferação de micoses e outras patologias que possam a ser transmitidas por outras pessoas através da água.

Quanto de cloro devo utilizar? 
Utilize 8 gramas para cada mil litros. Para uma piscina 6,00 x 3,00 x 1,40 utilize 200 gramas ( 1 copo de requeijão) 

Quando utilizar o cloro? 

Dia sim, dia não, preferencialmente a noite. 

(veja no estojo de teste se o residual de cloro está adequado, se tiver baixo, coloque mais cloro, se tiver alto suspenda o uso de cloro por 1 dia)


Algicida de Manutenção: ( serve para não deixar as paredes escorregadias e evita o aparecimento de algas (limo).

Quanto de algicida devo utilizar: Utilize 8 ml para cada 1000 litros

Em uma piscina de 6 x 3 x 1,40 utilize 200 ml ou um copo de requeijão.

Quando utilizar o algicida? Uma vez por semana preferencialmente em um dia que não se adiciona o cloro.

Clarificante: (serve para assentar a poeira em suspensão, ou seja leva a sujeira para o fundo da piscina possibilitando uma aspiração eficiente)

Quanto de clarificante devo utilizar? 
Utilize 8 ml para cada 1000 litros

Quando utilizar o clarificante?
Quando a água da piscina estiver opaca, sem brilho, com poeira em suspensão.

Barrilha ( carbonato de sódio) ( serve para elevar o pH da água)

Quanto de barrilha devo utilizar?
Em média utilizamos 20 gramas para cada 1000 litros

Quando utilizar a barrilha?

Sempre que o pH estiver baixo ( ácido). 
O estojo de teste lhe indicará o momento de utilizar.


Estojo de teste de pH: ( Serve para você checar se a água da piscina esta ácida, neutra ou básica esse produto é importantíssimo e muito fácil de usar)

Quando utilizar o estojo de teste?
Utilizamos em média uma vez por semana, mas você pode utiliza-lo quando achar necessário. 

Como fazer os cálculos para dosar os produtos na piscina?


Observe que tudo depende da quantidade de água na piscina! acompanhe abaixo!

Exemplo: Minha piscina é de 3 x 6 x 1,40 (Metros) quanto coloca-se de cloro?


Basta multiplicar os valores acima ex: 3x6x1,4 = 25,4 m³



= 25 mil litros x 4 gramas = 100 gramas (utilize o 25 como base para todos os outros produtos.


Obs: É óbvio que a piscina não possui toda essa água, mas utilizamos esse número para que você tenha uma "margem de segurança" evitando que a água da piscina se desequilibre na primeira chuva, ou por um excesso repentino de banhistas.


Curiosidade: Porque deve-se dissolver o cloro?


O cloro de piscina é granulado, esses grãos podem manchar a piscina se entrarem em contato diretamente com a fibra ocasionando vários "pontos brancos".

Para comprar esses produtos acima basta acessar a loja virtual da Aquasol





21 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gustavo. Gostaria de uma orientação sua. Quero instalar uma piscina de fibra de uns 8m x 4m em minha casa. Voce pode me indicar a melhor marca, com melhor durabilidade, qualidade...? E quantos aos acessórios? Quais as melhores marcas de filtro, bombas, skimmer, aquecedor solar, iluminação de fibra otica ou leds? São muitas marcas no mercado, e sinceramente não sei como escolher as melhores. Fico muito grata se puder me ajudar. Afinal, se é um produto tão caro, tem que ser o melhor para que eu não tenha dor de cabeça depois. Obrigada pela atenção, Aguardo retorno. Fran.

Unknown disse...

Oi Gustavo, boa tarde ! estou c uma dúvida e peço-lhe que esclareça, se possível. Comprei uma piscina de fibra de vidro e ela foi cheia quinta feira, com agua mineral. Gostaria de saber qdo. é que devo chamar o piscineiro p tratar a água e o q devo usar p tal. Não fomos bem orientados pela empresa q nos vendeu a piscina. Mto obrigada.

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Herika!

você deverá chamar o piscineiro quando o piso estiver pronto.
Assim a água não sujará tanto por que esse pessoal de obra suja muito a piscina.

Pode deixar a água bem feia, só coloca um pouco de cloro para não criar foco de mosquito da dengue.

Quando o limpador vier, fique junto e colha o máximo de informações principalmente referente ao filtro! por que referente ao tratamento você poderá consultar no blog!

Espero ter ajudado! abraço

Maristela disse...

Boa tarde Gustavo
Comprei uma piscina de fibra e nunca imaginei q fosse tão complicado.
O vendedor vende a piscina e depois deixa o cliente a deriva, sem explicação nenhuma.Chamei um piscineiro, q por sinal cobra um absurdo e tb não gosta de dar orientação e ele colocou uma pastilha no fundo da piscina q deixou uma mancha branca no fundo da piscina novinha. O q devo fazer? Deixo como está? Mto obrigada por compartilhar seus conhecimentos tão importantes. Estou aprendendo muito aqui. Parabéns!

Anônimo disse...

BOM DIA GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR MARCA PARA TRATAR A ÁGUA DA PISCINA, POIS TENHO UM PICINEIRO QUE PEDE PARA COMPRAR O HIDROSAN E O FORNECEDOR DIZ QUE ESSA É A MAIS FRACA TENDO EM VISTA O DA MARCA MIXOLO QUÍMICA.ISSO TRATA-SE DO ALGICIDA DE CHOQUE.

Gustavo Santos disse...

Olá! A marca Hidrosan é tradicional de renome e possui uma das maiores fábricas do Brasil, então você já deduz que ninguém consegue tal tamanho e representação de mercado vendendo "produtos fracos" correto? Seu fornecedor quer claramente lhe vender essa nova marca, na qual eu nunca ouvi falar. Seu piscineiro sabe o que faz e conhece bem as marcas.
Vou contar uma coisa para você:
Nesse ramo, infelizmente ao invés do profissional falar do produto dele e mostrar os benefícios para você da troca, ele prefere difamar os outros colocando defeitos e falando mentiras geralmente absurdas.

Blog do Juninho Aranha disse...

Caro Gustavo, por não ser técnico e observar que algo não está certo, gostaria de tirar uma dúvida contigo, é o seguinte: comprei uma piscina de fibra e esta foi instalada em minha residência, acontece que observei que encontrei alguns pontos dentro da piscina que estão mais moles e maleáveis do que outros, onde no geral a piscina está bem firme. O técnico instalador me informou que foi feita a compactação em toda sua área e que em alguns pontos aparentemente mais frágeis há uma reforço na fibra e que não há com o que me preocupar. Isto está correto??? Minha piscina tem um desenho especial, não é retangular reta, apresenta uma área com ofurô e uma "prainha", tem 7,95 X 4,26, Realmente procede a informação de que em alguns pontos que ao toque dos pés aparentem fragilidade mas que sejam reforçados e não há risco de ruptura??? Desde já Imensamente Grato. Forte Abraço, André.

Gustavo Santos disse...

Olá Juninho!

Seu caso é interessante muitas pessoas tem essa mesma dúvida.
Realmente nas piscinas de fibra é natural que possua esses pontos maleáveis, isso ocorre devido a ausência de areia em algumas partes da piscina mais frequentemente isso ocorre nas escadas e nos bancos.
Realmente não há o que se preocupar, esses pontos flexíveis não comprometem em nada a estrutura da piscina é praticamente impossível uma piscina trincar devido a isso, a não ser que tenha pedras embaixo, fato raríssimo.

Anônimo disse...

Muito bom esse blog. Mas minha dúvida: entre a piscina de fibra Akesse (de 3,78x2,28 por 1,2 m profundidade) com o motor de filtro de areia (não sei especificações) e uma outra de fibra da marca Igui (de 4x2 por 1,2 profund.) nesta foi dito que toda limpeza ficaria basicamente a cargo de aparelhos como o "papa terra" (acho que é esse o nome) não sendo necessário a preocupação com limpeza (apenas colocar o produto de limpeza que é um só um chamado "solo" não existindo uso de outros como exemplo o cloro). Minha dúvida: qual a melhor piscina, observando o custo benefício, pois a Igui é quase 40% mais cara aqui no meu Estado (RN)? Se você puder ajudar, agradeceria.

maria do carmo disse...

gostaria de saber porque minha piscina de fibra ta ficando toda branca.

Gustavo Santos disse...

Essa sua pergunta é boa, se eu responder através desse canal, vai gerar uma polemica enorme devido a marcas e etc. Mas vou ajuda-lo em Off, envie um e-mail para gustavo9321@hotmail.com

valter pontes disse...

gustavo,minha piscina e de fibra,fica na praia so vou la uma ves por semana.qual produto que devo usar para conserva a agua?

Gustavo Santos disse...

No seu caso, um produto que solucionará seu problema é esse! http://www.lojasaquasol.com.br/cloro-flutuador-penta-14

Ele possui uma duração de aproximados 30 dias, como você vai semanalmente, bastará pequenas correções de pH e sua piscina estará sempre limpa sempre que você for!

Agradeço sua visita ao Blog, qualquer dúvida, estou a disposição!

Anônimo disse...

Olá Gustavo Santos, li nesta página sua resposta a uma pessoa que perguntou a respeito das piscinas de fibra da Akesse e da IGui, eu quero comprar uma de fibra para minha casa, mas como moro no RJ, aqui não tem a da marca AKesse, então estou com dúvidas em relação a da IGui, você me indicaria alguma de outra marca, pois já ouvi muitas coisas a respeito desse tratamento dado a manutenção da piscina igui. Por favor me ajude. Como você não quis entrar em polêmica, se quiser responder para meu e-mail eu agradeço. joaniceg@bol.com.br

Marco disse...

Estou pensando em adquirir uma piscina de fibra da marca igui, também me ofereceram o sistema com novo filtro não o de areia, e tratamento com solo. Minha pergunta é, funciona mesmo? marco.bnu@gmail.com

Anônimo disse...

Procure uma pintor bom e peça para lixar e pintar com tinta PU ou Gel Coat, que tem melhor resistência ao sol e ao cloro. Sua piscina, talvez, foi pintada com tinta epoxi, que solta um pó branco. Seguindo o procedimento da fabricante da tinta.

Unknown disse...

Ola Gustavo.
Boa tarde.
Sou o Cristiano de Jacareí/SP

Tenho uma piscina de fibra, 16mil litros.
Tenho observado o ph acima de 7,8, consigo controlar abaixando c redutor de ph.
Qdo adiciono cloro, eu uso o hth 10+, o ph aumenta de novo.
Outra coisa q observei q com o ph alto, o cloro está evaporando muito rapido. Pode me dar umas dicas por fv?

Unknown disse...

Ola Bom dia!
Pretendo adquirir um piscina de fibra no tamanho 6x3 ou talvez 7x3,5. Instalaria em um sitio onde visito semanalmente (aos finais de semanas ou quinzenalmente). Minha duvida e como manter ou tratar a agua, poderá ser feito também semanalmente ou quinzenalmente?.
Obrigado.

Gustavo Santos disse...

Olá! Para tratar sua piscina em períodos tão longos, eu recomendo fortemente que você utilize esses dois produtos no link
https://www.lojasaquasol.com.br/kit-promocional-mplus-m20-com-frete-reduzido

Comprar uma capa de proteção também é uma boa idía, estamos com valores promocionais, mande uma mensagem no meu whatsapp 48 99925-0218

Abração!

Gustavo Santos

Unknown disse...

Nossa gostei muito da sua matéria muito bem explicado,. Tenho dificuldades em medir p PH em comparar aquelas cores, tens alguma dica,quando postar algo pode mandar no meu imeio se possível, por favor, obrigado.

Gustavo 2 disse...

Olá! As cores realmente não fecham com a do kit, gravei um vídeo explicando todas elas, como o tempo você identifica elas facilmente. Veja o Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=4HZzWei1e2s

Estudo de caso: Manchas na piscina pela combinação cloro e algicida

Quero falar com Gustavo para resolver meu problema de mancha : Clique aqui  Whatsapp Inicio da matéria A recomendação utilizar algicida sepa...

Postagens mais visitadas