COMO TRATAR UMA PISCINA DE PLASTICO?

(utilizando os mesmos conceitos das piscinas de fibra)

  Vamos começar com o tratamento das famosas piscinas de plástico! você encontra essas piscinas com capacidade de 1.000 litros, 2.000, 5.000 e assim por diante!


O mesmo conceito do tratamento da água da piscina convencional (fibra) foi aplicado para esse modelo de piscina.
 Vamos explicar á você passo a passo esse tipo de tratamento, o mesmo é muito eficiente pois controla-se com precisão a dosagem de cada produto na piscina.


Se você seguir esses passos e tiver um filtro com aspirador,  NUNCA será necessário trocar a água da piscina.


Exemplo 1: Piscina de 1000 litros


Primeiro passo: Adquirir os produtos químicos


* Antes de encher sua piscina você deverá comprar os seguintes produtos:
Atenção! você poderá comprar todos eles em forma de kit com preço especial acessando o seguinte endereço:
 http://www.lojasaquasol.com.br/kit-piscina-plastica-completo-1kg-de-cloro-hidrosan-1-litro-algicida-manutencao-1-litro-clarificante-1kg-de-barrilha-1-estojo-de-teste-de-phcloro


1 kilo de cloro granulado ( elimina micro-organismos nocivos a saúde e evita por exemplo, que uma pessoa passe algum tipo de doença para outra, mesmo utilizando a mesma água que você! Compre aqui! http://www.lojasaquasol.com.br/cloro-hidrosan-1kg


1 Algicida de Manutenção ( serve para não deixar as paredes escorregadias e evita o aparecimento de algas (limos).


1 Clarificante (serve para assentar a poeira em suspensão, ou seja leva a sujeira para o fundo da piscina para que se possa aspirar depois)


1 Barrilha ( carbonato de sódio) ( serve para elevar o pH da água)
clique e saiba como medir o pH


1 Estojo de teste de PH ( serve para você checar se esta mantendo a água da piscina nos níveis ideais, esse produto é importantíssimo e muito fácil de usar. Clique para saber como utiliza-lo.
Essa compra terá um valor aproximado de R$ 70,00, lembrando que esses produtos rendem bastante ( 3 meses) dependendo do tamanho da piscina. Para compra-lo clique aqui http://www.lojasaquasol.com.br/kit-piscina-plastica-completo-1-quilo-de-cloro-hidrosan-1-algicida-manutencao-1-clarificante-1-barrilha-1-estojo-de-teste-ph-e-cloro


Você encontra esses produtos aqui!: Clique no mapa para amplia-lo, a esquerda está o telefone e endereço.





Para criar rotas basta clicar no link
https://maps.google.com.br/maps/ms?msa=0&msid=210428797271956634922.0004e072f5040995997c9&hl=pt-BR&ie=UTF8&t=h&iwloc=0004e072f8ac71aca240c&ll=-28.515372,-49.052989&spn=0,0&source=embed&dg=feature










PASSO DOIS: DOSANDO OS PRODUTOS QUÍMICOS NA PISCINA


Uma pergunta que sempre ouço. QUANTO SE COLOCA DE CLORO NAS PISCINAS DE PLÁSTICO?


Tudo depende da quantidade de água na piscina! acompanhe abaixo!



* CLORO GRANULADO: UTILIZADO 4 GRAMAS DE CLORO PARA CADA 1000 ( MIL )LITROS DE ÁGUA
UTILIZADO QUANDO: DIA SIM, DIA NÃO,  SEMPRE A NOITE. SE MUITOS USAREM A PISCINA USAR A DOSAGEM INDICADA TODOS OS DIAS.  


Exemplo: minha piscina de 5 mil litros quanto eu utilizo?
5 mil litros x (vezes) 4 gramas = 20 gramas (20 gramas é aproximadamente duas colheres de sopa cheia) dilua o cloro em um balde com água e jogue na piscina de preferência a noite.


Curiosidade: Porque deve-se dissolver o cloro?


O cloro de piscina é granulado, esses "grãos" não dissolvidos mancham a piscina ao entrar em contato direto, a piscina fica cheia de pintas brancas.
dissolver o cloro é rápido e fácil, basta adicionar o produto em um balde normal, agitar a água e logo após tomando o cuidado de não deixar cair os resíduos jogar a água na piscina.

CUIDADO! Nunca misture os produtos químicos da piscina em um mesmo balde é extremamente perigoso, gera vapores venenosos e até explosões. Nunca faça isso em casa.


Por que não devo utilizar cloro líquido ou (ki-boa)  na piscina?

O cloro líquido deixar um cheiro forte na água, sua concentração é muito baixa em torno de 15% ou seja, quando o sol bater na piscina, o cloro liquido evapora-se deixando a água desprotegida e com sub-produtos nocivos a saúde na água. O pH do cloro liquido é elevado, isso causa alergia em algumas pessoas, deixa os olhos irritados e a pele ressecada.



* ALGICIDA MANUTENÇÃO: SEGUE A MESMA PROPORÇÃO DO CLORO 4 ML PARA CADA MIL LITROS.
UTILIZADO QUANDO: UMA VEZ POR SEMANA, NÃO PRECISA DISSOLVER.


* CLARIFICANTE: USE TAMBÉM A MESMA PROPORÇÃO DE 4 ML PARA CADA 1000 LITROS.
UTILIZADO QUANDO: QUANDO A ÁGUA ESTIVER AZUL OPACA, MEIA FOSCA.


* BARRILHA OU CARBONATO DE SÓDIO (mesma coisa): USA-SE APROXIMADOS 10 GRAMAS PARA CADA 1000 LITROS.
UTILIZADO QUANDO: Quando o pH da piscina estiver baixo usa-se a dosagem indicada e vá medindo e dosando em intervalo de uma hora. Pode ser usado quando chove muito, ou quando a água fica muito tempo parada tende a ficar ácida ( pH abaixo de 7)


* ESTOJO DE TESTE: Mede o residual do cloro livre na piscina e o pH Quer saber o que é p.H clique aqui
UTILIZADO QUANDO: Uma vez por semana esta bom, ou utilize quando você perceber que a água esta ficando "feia" pode ser um problema de pH.
Para saber como medir o pH clique aqui

Para comprar todos esses produtos juntos de forma fácil clique aqui http://aquasolbanheiras.com.br/kit-piscina-plastica-completo-1-quilo-de-cloro-hidrosan-1-algicida-manutencao-1-clarificante-1-barrilha-1-estojo-de-teste-ph-e-cloro


Piscina de plástico com alta frequência de banho!

















 Aqui está uma piscina " com muito uso"
se sua piscina fica assim no final de semana, fique tranquilo! basta seguir os seguintes passos.

1) Utilize cloro na proporção 14 gramas para cada 1000 (mil) litros dissolva em um balde, e jogue na piscina!

2) Utilize clarificante na proporção 8 ml para cada 1000 (mil) litros

3) Realize o teste de pH para verificar se a água está com os parâmetros ideais.

4) Deixe a piscina filtrando por 8 horas. (se você não tem filtro, agite bem a água)

5) Suspenda o uso da piscina, espere 3 dias para aspirar a piscina. No primeiro dia sua água deve estar azul-fosca.
No segundo dia, a água continuará fosca, porém com uma poeira no fundo.
No terceiro dia, a água estará mais clara, com uma poeira mais densa no fundo. Aspire a mesma e a piscina estará pronto para uso!

OBS: Se você não tiver o filtro, então é mais fácil trocar a água de uma vez. Mas preste atenção, só faça isso quando for realmente necessário, água não se joga fora.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse método segue a recomendação dos fabricantes, é um método que você consegue reverter qualquer anormalidade na água e é muito preciso, por isso é utilizado tanto tempo nas piscinas de fibra.


Importante: quando for comprar sua piscina de plástico, quanto maior a piscina que você escolher, melhor deve ser os equipamentos que a acompanha.

*Sempre compre o filtro ( parece caro de inicio mas se paga com a economia de água) 
Procure comprar os equipamentos como mangueira, 
aspirador escova e etc. http://aquasolbanheiras.com.br/complemento-para-piscina/equipamento-para-piscina
* Use as dosagens dos produtos químicos conforme o blog recomenda.












Forte abraço
Ótima diversão!


174 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a explicação pratica e objetiva um abraço. Gisele Fernanda

Gustavo disse...

Obrigado Gisele! você é muito gentil! foi um prazer recebe-la!

BURGOS disse...

Gustavo

Moro em uma casa alugada no litoral de São Paulo, comprei uma piscina plástica de 19.000 litros, para meu neto brincar, veio com kit de limpeza, capa protetora e filtro com motor.
Somente montarei em 30 de outubro, espero poder entender direito como agir na limpeza e cuidado. Vou seguir passo a passo suas dicas.

Muito obrigado

Um grande abraço

Marcella disse...

Tenho o filtro da piscina, mas não consigo comprar o aspirador com a bomba, vc me indicaria algum site?

Gustavo Santos disse...

Olá Marcella. Geralmente nesses casos o melhor a fazer é acessar o site do fabricante da sua piscina, e tentar comprar o motor e demais acessórios da mesma marca! se o fabricante não vender os acessórios, peça para lhe informar a loja mais próxima a sua casa!

Gustavo Santos disse...

Observe também ao lado do blog existe alguns anunciantes de piscina de plástico e acessórios! alguns deles tem todos os acessórios!

Ricardo disse...

Muito boa explicaçao. Ajudou muito, valeu!

Marcos Aurélio Lisbôa disse...

eu tenho uma piscina de 4000 litros e usava somente cloro e mesmo assim na dosagem errada. Já perdi a conta de quantas vezes tive q trocar a agua da piscina pois achava q só o cloro fosse suficiente. Depois de ler o tutorial acima e seguir todo o passo a passo cuidar da piscina ficou muito mais facil.

Anônimo disse...

Se eu seguir a risca todos os passos e usar todos eses produtos ,pra retirar a sujeira do fundo eu uso o aspirador que eu ja tenho ou eu vou ter q comprar um filtro de areia tambem.

Gustavo Santos disse...

Bem se você já tem o aspirador de piscina, não tem por que você comprar um filtro de areia. È um equipamento relativamente caro na faixa de R$ 1500 reais, mas vale você adquirir o filtro próprio para uma piscina de plástico. Obviamente se sua piscina for de concreto ou fibra, o filtro de areia é a solução adequada. Abraços!

Anônimo disse...

Olá Gustavo

Gostei muito das dicas porém gostaria de tirar uma dúvida, não tem problema em misturar todos esses produtos? E gostaria de saber também quanto tempo devo deixar a água filtrando.. pois só usarei a piscina durante os finais de semana!
Obs: Minha piscina é de 8500L, e no máximo 5 pessoas vão tomar banho nela!

Anônimo disse...

Gustavo muito boa as dicas, estou pensando em comprar uma piscina e estava procurando como devo cuida-la e encontrei ótimas informações no seu blog, só gostaria de lhe pedir uma coisa, será que tem como você me dizer qual as melhores marcas de piscina de plástico? qual que você recomenda? obrigado, abraço

att Jonas

Gustavo Santos disse...

Olá Jonas! que bom que o blog pode ajudar você! Uma piscina boa, onde o padrão dos equipamentos se assemelha as piscinas de fibra é a marca intex

Gustavo Santos disse...

Amigo misturar os produtos químicos na piscina não tem problema, você não pode é mistura-los em um balde. Para 8.500 litros filtrar todos os dias umas 2 horas já está de bom tamanho!

Anônimo disse...

Gustavo muito bom o seu blog.. estou pesquisando as marcas de piscina para comprar e encontrei uma da marca MOR, gostaria de saber oque você acha dessa marca, é boa é resistente? diz q é 90 cm de altura mais será que essa altura permanece depois de cheia? se vc puder responder as minhas perguntas eu agradeço! abraço!


rafael

Gustavo Santos disse...

Olá Rafael!
Eu conheço essa marca, as piscinas são boas, porém o padrão dos engates de aspirador e a mangueira do próprio motor seguem um padrão especifico ou seja, você só poderá comprar acessórios da própria MOR. Geralmente ela não fica com os 90 cm de altura fica uns 15 a 20 cm abaixo é normal.

Espero ter respondido suas perguntas Rafael, de uma força para o blog compartilhando em seu facebook! desde já agradeço sua ajuda!

Forte abraço

Gustavo santos

Marcelo PR disse...

Bom dia!!! comprei uma piscininha de 3m³ e para não desperdiçar água comprei cloro mas ao jogar na piscina uma quantidade maior q deveria a água amanheceu marrom escura tem uma explicação? ela não tem filtro nem motor como posso tratar a água sem desperdício? Abraços Parabéns pelo blog!!!

Gustavo Santos disse...

Bom dia Marcelo!

quando você joga cloro e a piscina fica marrom, com absoluta certeza sua água tem metais em excesso. Existe um produto chamado eliminador de metais, você usa e ele acaba com esse efeito! Para aspirar sua piscina sem o filtro utilize a técnica da mangueira no tanque de gasolina. Vou postar algo explicando isso. Abraço

Unknown disse...

Boa tarde!!! Muito obrigado pela explicação,muito boa mesmo.
Por favor tire mais uma duvida.
Minha piscina e de 2000 litros e usada somente por 3 pessoas meus filhos de 4 e 7 anos. Comprei um filtro de 1250 litros por hora,o vendedor me disse que seria o suficiente. Você concorda ou não, e qual seria o tempo que ele tem que ficar ligado? Obrigado.

Gustavo Santos disse...

Se sua piscina é de 2.000 litros e você comprou o filtro de 1250 litros hora, então você precisa filtrar a piscina por 2 horas todos os dias!

Gert Müller disse...

ola gustavo achei tua explicação muito bem feita, me ajudou muito comprei uma piscina mor de 12000l, estou seguindo as dosagens de produtos e aspiração comforme vc recomenda porém na minha piscina tem uma especie de poeira cor de ferrugem que não consigo tirar ja cheguei a aspirar 5 vezes no mesmo dia e não tem jeito, aspiro a piscina depois de meia hora vou la ver e a sujeira está la denovo vc sabe me dizer oq posso fazer pra tirar este tipo de sugeira?

Anônimo disse...

Valeu a explicação.

Gustavo Santos disse...

Olá Gert Muller!

A poeira cor de ferrugem pode ser várias coisas, desde os resíduos de algas queimadas pelo cloro ou a poeira normal da rua. De qualquer modo, ela me parece bem fina, e o filtro não segura. Dese modo o único modo é aspira-la drenando, ou seja para a rua.
Se a poeira persistir cubra a piscina com uma capa e veja se o sintoma persiste e me responda! Abraço!

Carlos Rafael disse...

boa tarde, tenho uma piscina de 10700L. eu nao moro na casa onde ela fica, gostaria de saber se posso jogar os produtos de 3 em 3 dia? e ligar o filtro tbm de 3 em 3 dias por umas 8 horas consecutivas? pois a mesma nao é usada de semana apenas aos sabados. aguardo

Anônimo disse...

Olá Gustavo, comprei uma piscina inflável da Bestway de 21.000 L, e ela vai ficar na minha casa de veraneio, sendo assim vou chegar a ficar algumas vezes mais de um mês sem ir lá.. E quando chegar só vou poder usufruir da piscina por 2 ou 3 dias.. Qual o melhor método que posso usar para tratar essa piscina assim que eu chegar, para liberá-la para uso o mais rápido possível?
Obrigado
Diego

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Carlos Rafael!

Poder até pode, mas não é o indicado, pois se chover sua piscina poderá sofrer variações, podendo ficar com a água verde e etc.
Recomendo que você utilize o cloro em tablete por ter uma ação mais continua, sugiro que leia a página do blog chamada como tratar uma piscina de plástico com cloro em tablete http://piscina-online.blogspot.com.br/p/tratando-piscina-de-plastico-2-forma.html

Abraço!

Pedro Z disse...

Boa noite Gustavo.
Uma questão: comprei o produto "cloro orgânico oxigenado MULTCLOR" para minha pisçina de 2500 litros. Usarei 10 gramas dia sim dia não, ok? É um bom produto?

Gustavo Santos disse...

Olá Pedro Z. Eu utilizei esse produto faz muito tempo, pelo que eu me lembre, é um bom produto! Seguindo a dosagem da embalagem é 10 gramas mesmo, você deverá ver o cloro livre no seu estojo de teste, se não aparecer você deve adicionar mais cloro.

Pedro Z disse...

Ok Gustavo, obrigado.
Outra dúvida: devo filtrar pelo menos 2 hs por dia mesmo sendo uma piscina pequena?
Qual o filtro que vc recomenda? A marca da piscina é Prompt Set.
Grato por enquanto.

Gustavo Santos disse...

Quanto mais você filtrar melhor. No manual do filtro diz quantos litros por hora ele filtra. Procure comprar o filtro da mesma marca do fabricante.

Unknown disse...

Gustavo, amei seu blog! Ajudou demais mesmo! Só me sobrou uma dúvida: Estou com uma sujeira insistente que deixa a água turva. Comprei um produto maxfloc hth que é clarificante e floculante. Quando usei funcionou legal, a sujeira afundou e eu aspirei, mas no dia seguinte ela está lá de novo... tenho uma piscina bestway de 5.500L com filtro, e são só 3 pessoas que usam. Como seu blog diz pra jogar o clarificante 1x por semana fiquei com medo de jogar mais vezes, pois pelo que eu estou vendo, vai ter que ser dia sim dia não... tem problema usar demais? Tem alguma outra solução? Posso jogar junto com o cloro granulado ou ocorre alguma reação quimica doida? rsss Obrigada!

Gustavo Santos disse...

Olá! esse problema acontece em praticamente todas as piscinas seja ela de plástico fibra e etc.
Você comprou o produto certo e está fazendo tudo direito. Porém essa poeira é do corpo da pessoa e sempre que você entrar na água ela se formará. Eu recomendei utilizar uma vez por semana, para decantar tudo de uma vez, pois não há problema em tomar banho com a água turva desde que os parâmetros de PH e cloro estejam nas faixas ideais. Utilizar o clarificante todos os dias não tem problema,mas da mais trabalho pois todos os dias você terá poeira para aspirar por mais fina que seja.
A outra solução indicada seria utilizar um oxidante de matéria orgânica vendido em lojas de piscinas, ele serve para "queimar" essa poeira esbranquiçada que fica na piscina.
Jogar o clarificante com o cloro na piscina não da reação. O que da uma reação muito louca é misturar o cloro + clarificante no mesmo balde, aí o bicho pega!! (não faça isso em casa)

Forte abraço!

Danielle disse...

Oi Gustavo, bom dia!
Compramos uma piscina de 2500 litros, para colocar no sítio. Enchemos no final de semana para as crianças brincarem. A principio colocamos somente cloro granulado. Agora vamos retornar para o sítio e estou com dúvidas, pois não temos filtro e nem aspirador. Se colocarmos os produtos conforme sua orientação no blog ainda assim será necessário o uso do filtro? Como podemos fazer para retirar a sujeira que descerá para o fundo da piscina? outra coisa: usaremos a piscina somente este final de semana e depois teremos que esvazia-la para que no próximo mês,quando retornamos ao sítio, possamos mudá-la de local (estamos cimentando um espaço melhor). abraços.

Gustavo Santos disse...

Olá Danielle! Se você seguir a orientação do blog mesmo sem o filtro a piscina vai ficar com a água cristalina, porém a poeira ficará depositada no fundo. Para retira-lá do fundo da piscina basta olhar a segunda postagem do blog bem na tela inicial.

Atenciosamente

Gustavo Santos

Márcio disse...

Gustavo,
Quando encho a piscina a 1a vez, devo fazer a aferição do PH e do cloro?
Eu tenho uma piscina de 3000L e comprei um filtro da Bestway 3028L/H e ainda não testei pq não chegou. Devo utilizar o filtro todos os dias depois do uso da piscina? 1h é o suficiente?

Parabéns pelo blog!
Você é referência no assunto!
Você pode falar: "esse cara sou eu" :)
Um abraço

Gustavo Santos disse...

Boa Noite Márcio! muito obrigado! que bom que você gostou!!

Quando você enche a piscina com água da concessionária da sua região, a água já vem equilibrada, com PH adequado e cloro livre na proporção. Você pode até verificar para desencargo de consciência.

1 hora todos os dias é o suficiente, mas lembre-se quanto mais, melhor.

Coloque o cloro sempre a noite e ligue o motor!

Forte abraço! que você desfrute muito da sua piscina! qualquer dúvida estamos aqui! divulgue o blog no face Gustavo agradece!

Jaqueline Priscila disse...

oi Gustavo
comprei uma piscina da intex de 3.000 e pouco,ou seja a media que ja vem com filtro,fui em uma loja e me passaram o cloro e algicida,coloquei na agua da forma em q vc explicou porem a agua continua meio embacada,se eu colocar o clarificante a sujeira vai p fundo da piscina,nao tenho aspirador o q faco???

Gustavo Santos disse...

Olá Jaqueline! sim se você colocar o clarificante a água já ficará cristalina novamente! se você não tem aspirador visite a postagem do blog http://piscina-online.blogspot.com.br/2012/12/como-aspirar-o-fundo-de-uma-piscina-de.html

a postagem está abaixo da "festa na piscina"

DANIELA disse...

UAU PARABÉNS COM TAMANHA CLAREZA E EXATIDÃO,IRIA FAZER UMA PERGUNTA MAS DIANTE DAS REPOSTAS QUE LI ACREDITO QUE O QUE ESTÁ FALTANDO NA MINHA HUMILDE PISCINA DE 5000 LITRINHOS RSRSRS É O TAL DO CLARIFICANTE NÃO É??POIS COLOCO O CLORO NA PROPORÇAO CERTINHA,FILTRO FILTRO FILTRO E A AGUA AINDA NÃO ESTÁ CLARINHA CONTINUA EMBAÇADINHA ENTÃO SÓ PODE SER O ABENÇOADO CLARIFICANTE ACERTEI MESTRE? ...

Gustavo Santos disse...

Oi Daniela!

Você está corretinha! o que falta para você é realmente o abençoado do clarificante!!

que bom que você gostou do blog! obrigado!

Márcio disse...

Gustavo,
tenho uma piscina MOR de 3000L. As instruções na caixa dela são para usar cloro líquido (15ml/1000L)e se fora água sanitária (60ml/1000L) todos os dias após o uso da piscina. Fala também para não usar cloro em pastilha e cloro sólido, pois mancha e enfraquece a lona. Você sabe se isso é verdade? Eu estava pensando em comprar o cloro granulado, conforme o seu tutorial. Iria dissolvê-lo, colocá-lo na água e deixar o filtro ligado. Qual o melhor procedimento a adotar?
Obrigado!

Anônimo disse...

Olá Gustavo

Tenho algumas dúvidas, a primeira é que assim comprei a minha piscina de 8500L da marca MOR. Logo fui em uma loja especializada em piscinas aqui na minha cidade para a compra dos produtos que você recomendou porém me forneceram uma embalagem onde a moça que atendeu me informou que ali teria todos os componentes que eu precisaria ( cloro, algicida, clarificante) ela disse que estava tudo ali.. coloquei ontem a noite misturando no balde antes é claro! e hoje logo pela amanhã quando eu tirei a lona havia umas coisas brancas meia invisível boiando tipo como se fosse um cutícula de unha, umas maiores de uns 10 cm e outras menores.. Minha dúvida é saber oque é isso? por que aconteceu isso? e se o produto que a moça me forneceu é realmente a mesma coisa que você sugere no blog! Muito obrigada Gustavo!O seu Blog é ótimo e você puder me ajudar nessa agradecerei muito!

att Gabriela

Anônimo disse...

Gustavo tenho uma dúvida.. hehe

existem 2 tipos de aspirador certo? porque eu fui procurar para comprar e tinha um que ele era engatado na saida do filtro e tem uns que é so por uma mangueira de agua! gostaria de saber qual é o melhor e qual a diferença.. se os dois funcionam mesmo? porque a diferença de preço entre eles é bem grande!

obrigado att André

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Márcio! obrigado pelo seu comentário! até vou complementar a página por isso.
Não recomendo utilizar cloro liquido por ter uma concentração muito baixa em torno de 15% á 20% de cloro ativo, enquanto o cloro recomendado pelo blog tem em torno de 60% de cloro ativo e não se evapora facilmente com o sol.
Quando você utiliza o cloro liquido ele ficará na água por 1 hora no máximo, o cloro sairá completamente. A água com cloro liquido fica um cheiro muito forte e tende a arder os olhos do usuário pois o cloro liquido possui um PH elevadíssimo!
A fabricante prefere que você utilize esse cloro pois as chances de manchar o revestimento são menores, mas se você dissolver o cloro granulado não tem problema nenhum!
E sobre o cloro em tablete, foi desenvolvida uma página especial para ele está bem abaixo da página "como tratar uma piscina de cloro"

Pode seguir o tutorial do blog que não tem problema nenhum! abração!

Anônimo disse...

oi gustavo

quanto tempo dura a piscina de plastico aquelas que tem uma borda inflavel? porque tem um conhecido do meu pai que falou que dura só 2 anos por causa que essa borda estoura com o tempo? é verdade ou foi mal conservação dele mesmo?

obrigado

kaue

Anônimo disse...

gustavo em minha piscina tem muita sujeira boiando (insetos, uns negocio branco tipo que sai daquela flor quando assopra mais a maioria é inseto pequeno, o filtro ta ligado mais acho q nao ta adiantando e a peneira nao tira tudo! oque eu devo fazer? obs: ja passei o clarificante na ultima noite!

obrigado

Gustavo Santos disse...

Esses pequenos insetos e a poeira de cima da água o filtro realmente não retira, o que você pode fazer é envolver a peneira em um pano e ai sim passar!

Gustavo Santos disse...

Olá Gabriela! a moça deve ter vendido para você um tipo de cloro que já venha com os aditivos juntos. eu peço para que você os compre separados para um melhor controle da dosagem. Essa reação acontece quando o clarificante reage com a matéria orgânica no minimo quando você encosta nessa "poeira" ela se desmancha certo? Verifique sua capa de proteção ela poderia estar com algas embaixo que se desprenderam e formou isso. Mas logo essa sujeira vai para o fundo, basta utilizar o clarificante ou deixar a água em repouso absoluto por 2 dias.

Logo respondo á todos os comentários vou tomar meu banho de piscina, também sou filho de Deus uhul! abraço á todos

Anônimo disse...

Gustavo... me ajude por favoor

minha piscina esta com a água transparente realmente muita boa por causa dos produtos que coloquei ( cloro, algicida, clarificante) so que ela esta cheia de coisas brancas tipo cuticula de unha como eu ja havia falado antes e tbm cheia de umas coisas tipo uns negocinho de 1cm de comprimento tipo um fiapo de cabelo so que meio alaranjado! nao sei oque fazer pq esta por toda a parte nem pano nem peneira da conta!!! me ajude a tirar isso! kkk

att gabriela

Nara disse...

Faz tempo que procuro por informações sobre como cuidar de piscina de plástico e finalmente consegui esclarecer boa parte das minhas dúvidas. Fiquei encantada com a forma como você explica tudo. Tenho certeza que vamos nos falar muito daqui por diante. Por enquanto, duas perguntas: tenho uma piscina da Intex, com capacidade para 10 mil litros, tenho aplicado cloro e um floculante chamado Hidro Floc, que faz a sujeira ir toda para o fundo, que retiro com aspirador e deixo o dia todo filtrando. Ocorre que verifiquei o ph e estava em 8.2 e o cloro em 0.5, o que eu faço para acertar o cloro e o ph? Desde já agradeço a atenção e mais uma vez o parabenizo.

Nara

Gustavo Santos disse...

Gabriela, você por acaso está utilizando algum tipo de capa em sua piscina? vi relatos que ao utilizar a capa que não é própria para piscina acontece exatamente esse efeito. Mas resolver ele é fácil, basta utilizar o clarificante, filtrar bem, e deixar a água em repouso por 2 á 3 dias! até breve!

Gustavo Santos disse...

Ola Kaue! essas piscinas podem até durar mais que isso. O grande problema é o sol que vai enfraquecendo a lona, mas mesmo que fure essa parte existe remendos próprios para ela! mas em média elas duram 3 anos dificilmente você encontra piscinas mais velhas que isso, só se forem muito bem cuidadas mesmo, raridade.

Anônimo disse...

Oi gustavo.. aqui é a gabriela de novo! kkk

sim eu estou usando uma lona, so q é a lona que ja veio junto com o combo que eu comprei.. quando eu botei filtrar deixei bastante tempo so q quando desliguei o filtro ele estava muito sujoo com uma coisa meia amarelada e grudenta... nao sei oque fazer pq nao queria ficar trocando a agua direto pq são 8.500 litros!

Gustavo Santos disse...

essa coisa amarela deve ser resíduos da capa + clarificante. Lave o filtro e deixe a água em repouso, depois aspire para fora, sem passar pelo filtro!

Gustavo Santos disse...

Oi Nara, você está no caminho certo, o cloro 0,5 está um pouco baixo, mas se é só sua família que utiliza então ta tudo certo. Se você quiser eleva-lo basta utilizar 100 gramas, seu cloro ficará na faixa ideal 2.0.
O PH você deve corrigir para 7.2 ou 7.4 utilizando um produto chamado "redutor de PH" que no seu caso você utilizará 200ml para reduzir em uma a escala do PH. vá dosando até chegar no nível ideal!

que bom que você gostou! seja sempre bem vinda! sempre procuramos algo legal para mostrar á vocês! divulgue o blog no seu Facebook! agradecemos o apoio! obrigado!

Denize disse...

Olá, preciso de sua ajuda
estou com uma sujeira marron no fundo a minha piscina que não consigo aspirar, ela é muito fina. Ao longo do dia quando a piscina fica parada, após a filtragem, a agua fica limpissama, branquinha com cloro e ph controlados, só que quando mexo na água a sujeira do fundo começa a aparecer na cor marron novamente. Já passei oxidante de metais e não resolveu? o que devo fazer? me ajude. obrigada

Gustavo Santos disse...

Denize, Você deve jogar essa poeira fora pelo método exposto no blog, na segunda postagem bem na página inicial!

Essa poeira fina seu filtro não irá reter.

Gisa Beninca disse...

oi amei eswa página me tirou bastante dúvidas..muito obrigada pelas dicas.
Mas tenho um dúvida como usar o aspirador de escora para piscinas inflaveis..tenho aquela que adapta a mangueira de jardim gostaria de uma explicação mais fácil para ver se estou usando corretamente...obrigada gisa

Gustavo Santos disse...

Oi Gisa! O aspirador com a mangueira não tem segredo, é só conectar e ir aspirando lentamente. Aconselhamos o aspirador que engata direto no filtro por ter maior potencia, em breve escreveremos algo sobre esses equipamentos.

Anônimo disse...

Olá Gustavo, comprei uma piscina de 4000 lts da Bestway, já vem com uma bomba de filtro, e usei a piscina três vezes, passado uma semana a água ficou esverdeada preciso esvaziá-la? Ou comprando estes produtos resolvo o problema?

Lúcynha disse...

Oi Gustavo, comprei uma piscina Bestway de 4000 a duas semanas e usei duas vezes, mais a água apresentou uma cor esverdeada é preciso esvaziá-la?

Gustavo Santos disse...

Se tiver ainda no inicio você consegue reverter a água apenas com os produtos descritos no blog!

se a água estiver muito verde, o processo de decantação será mais pesado, ou seja, muito material no fundo da piscina.

Nesse caso você deve aspirar a piscina conforme técnica mostrada na pagina inicial do blog, segunda postagem.

Anônimo disse...

tenho uma piscina de 3000L, coloquei um litro de cloro e deixei filtrando 5hs. Depois vi que nem é recomendado cloro líquido e que a quantidade seria imensamente menor. Devo esvaziar a piscina ou ainda tem solução? Fábio

Gustavo Santos disse...

Fábio, acredito que você possa resolver esse problema, basta adquirir o estojo de teste de PH, e comprar o cloro granulado e demais produtos. Ainda bem que esse cloro liquido sai rápido com o sol. Substitua a água se o cheiro do cloro liquido não sair em 4 dias, durante esse período, não use a piscina! Abraço!

Anônimo disse...

Depois de colocar o cloro já pode tomar banho ou deve esperar?

Lucimara Lopes Pereira disse...

olá Gustavo, ye3nho tratado minha piscina todos os dias mesmo assim ficou esverdeada a minha água, o que devo fazee? (não tenho o kit de teste de ph) obrigada...

Gustavo Santos disse...

Bom dia Lucimara! isso ocorreu devido as variações do PH, muitas vezes se chove muito ou ocorre grande frequência de banho, o PH tende a se alterar.
Para deixar sua água cristalina, basta adquirir um estojo de teste e ajustar o PH!

abraço!

Blogvida disse...

Mestre voltei rsrsrsrs,fiz tudo bonitinho o tratamento para alto numero de banho que bem esclarece no inicio, de fato a sujeira desceu só que é uma poeirinha tão fininha que quando aspiro passa pela peneira e volta a espalhar na agua,meu aspirador é aquele que enche o saquinho sabe?rs

DANIELA disse...

Mestre não sei se saiu meu nome sou Daniela ta rs

Gustavo Santos disse...

Cara aprendiz Daniela, você está indo realmente muito bem!

Você fez tudo direitinho! porém essa poeira é um problema para todas as piscinas, o único modo realmente eficaz é jogar a água fora junto com esse "pó fino"!

É claro que você não precisa jogar toda a água da piscina fora se você utilizar uma mangueira de jardim seguindo o exemplo da postagem inicial do blog. segunda postagem abaixo do "festa na piscina"

ok? abraço Daniela!

Jessica fidel mattana disse...

Olá, tenho uma piscina de 4.700l e comprei todos os produtos que vc indicou. fiz o teste de ph e coloquei a quantidade de elevador de ph, como estava na embalagem do produto, já filtrei por 10 horas, mas o ph subiu demais. Queria saber se posso tomar banho assim mesmo e se posso colocar o cloro com o ph alto assim????

Att.
Jessica

Gustavo Santos disse...

Oi Jéssica! Você pode usar o cloro, ele só não ficará muito tempo na água devido ao PH elevado.
Se o PH estiver em 7.8 ainda é possível usar a piscina, se for acima disso então você deverá utilizar redutor de PH.
Lembre-se ao colocar elevador de PH na água vá dosando aos poucos!

Atenciosamente
Gustavo Santos

Paulo disse...

Oi Gustavo, tenho uma piscina MOR de 3000 litros, ela não possui os buracos para instalação de filtro, tenho tratado ela diariamente com um produto que é 3 em 1 (cloro,algicida e clarificante)e passado a peneira no dia seguinte, não tenho aspirador, porem tem aparecido larvas de mosquito nela, há algum produto que possa utilizar para acabar com as larvas? Outra dúvida é: se colocar um filtro (da Intex) por cima com as mangueiras soltas ele funcionará? Grato

Gustavo Santos disse...

As larvas de mosquito indicam insuficiência de cloro livre na piscina. Recomendo você utilizar os produtos separados e não esses 3 em 1, pois a concentração de cloro é muito menor.

Acredito que os filtros não servirão bem devido as frequentes entradas de ar ocasionadas pelo desnível irregular.
Abraço

Aline sulenta disse...

oi gustavo,mto bom seu blog me ajudou mto =D
mas tenho uma duvida ainda hehe,comprei uma piscina bestway que já vinha com filtro,mas não acho em lugar nenhum a especificação da capacidade de filtragem desse filtro (qtos litros de agua por hora) se vc puder me ajudar,é a piscina bestway fast set 6.844L
obrigada desde já

Gustavo Santos disse...

Aline, uma vez vi na caixa que esse filtro tem capacidade de aproximados 3000 litros hora, mas acredito que ocorra uma variação de acordo com a piscina, meu conselho é que você procure informações no manual de instruções! abraço.

Anônimo disse...

Gustavo, boa tarde. Adorei todas as explicações. Quero comprar uma piscina de plastico de 20.000L para minha casana praia, mas só vou lá 1x por mês, gostaria de saber se pode ficar todo esse tempo sem manutenção?
Muito obrigada.
Jaqueline Barbosa

Gustavo Santos disse...

Oi Jaqueline, existe o cloro em tablete que tem uma durabilidade em torno de 10 -15 dias. Como seu intervalo é muito maior, uma capa de proteção junto com o cloro em tablete pode resolver seu problema.
Mas acredito ser um risco muito grande, no seu caso eu esvaziaria a piscina. Abraço!

Raimundo disse...

Boa tarde,Gustavo. Sensacional o seu blog com ótimas orientações.
Se possível,gostaria que vc me ajudasse,pois onde moro,a água ainda é de poço(triste morar na roça,rs)e é amarelada e com um odor forte, e ganhei uma piscina Bestway 3638 lts e minhas dúvidas são:
primeira:qual a melhor bomba filtro,1250, 2000 ou 3028 lt/hora sendo eficaz e econônica?
segunda:estes filtros já vem com as mangueiras incluídas?
terceira:vc teria alguma dica especial no meu caso, para o tratamento da piscina, diferente do seu tutorial do início?
Agradeço a atenção, desde já.

Silvana disse...

Olá tudo bom adoro o seu blog, eu comprei todos os produtos e ate agora esta tudo bem tenho duvida sobre o filtro eu tenho que abrir aquela saida de cima do filtro para sair o ar ou nao, porque quando eu abro a agua filtra mais forte., mas não sei se estou certa

Claudio disse...

Bom dia, Gustavo... Comprei uma piscina da BESTWAY de 10179 lts, ela já veio com bomba filtro, a agua está um pouco turva, mesmo utilizando cloro em barra, devo utilizar o metodo que vc descreve acima ou devo jogar a agua fora e começar a utilizar o método?

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Raimundo! Água de poço geralmente possuem metais, recomendo que você utilize em primeiro lugar o produto "eliminador de metais" comprada na maioria das lojas de piscinas.

Bomba para essas piscinas quanto maior, melhor. Mas se a diferença de preço for exorbitante, você poderá adquirir a primeira opção 1250 litros hora. Os filtros são vendidos separadamente se não me engano das mangueiras, procure adquirir o mesmo filtro do fabricante e compre o aspirador!

Sim no seu caso, de água de poço, o tutorial vai lhe servir bem, após você utilizar o "eliminador de metais" pois esse produto inibi os os mesmos. Para saber se sua água tem muito metais, basta encher um balde com água e adicionar 2 colheres de sopa de cloro, se a água mudar de cor na hora para marrom, verde, amarela e etc, então a concentração de metais é muito grande!

Herica Aparecida de Oliveira cardoso disse...

HERICA
Ola GUSTAVO, GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS MAS TENHO UMAS DUVIDAS EM RELAÇÃO A MINHA PISCINA. BEM EU JÁ COLOCO O FLUTUADOR MAS PERCEBI QUE MESMO ASSIM ELA AINDA DEU LIMO. TENHO LAVADO SEMPRE E POSTO ELA PARA FILTRAR MAS NÃO TEM FUNCIONADO
SE COMEÇAR A USAR SUAS DICAS DEVO ESVAZIARA E COMEÇAR DO ZERO OU POSSO COLOCAR OS MATÉRIAS NELA DO JEITO QUE ESTA? MINHA PISCINA É BESTWAY DE 10179LTS. OBRIGADA.

Gustavo Santos disse...

Claudio, você não precisa jogar a água fora, basta utilizar um pouco de clarificante para decantar a sujeira! não esqueça de realizar o teste de PH e cloro na piscina, piscina turva pode significar entre outras coisas excesso de cloro na piscina! Abraço!

Gustavo Santos disse...

Olá Hérica! sim recomendo que você esvazie a piscina e comece seguindo as dicas do blog! você não terá problemas. apenas utilize o cloro em tablete quando você for viajar!

Miriam disse...

Olá Gustavo!!!A minha piscina é uma Bestway 12.000l,a a agua está com uma cor marron esverdeada...o Ph dela está alto e o cloro baixo,será esse o motivo da água estar dessa cor?Se equilibrar ela voltara a ficar límpida?Que produtos devo usar?Obrigada!!!

Gustavo Santos disse...

Ola Miriam!
Sim você deve equilibrar o PH da água utilizando redutor de PH. Após corrigir esse parâmetro adicionar 120 ml de clarificante, deixar filtrar por 4 horas, depois desligue tudo e espere de 1 a 2 dias, sua água estará límpida porém com uma poeira no fundo da piscina, aspire-a conforme instrução na primeira página do blog! Abraço volte sempre!

Anônimo disse...

Ola Gustavo, tenho uma piscina de 5600 litros da bestway, enchi ela e nao lembrei de compra o material pra limpar... agora ela esta verde clara, turva... Como são crianças que usam mais, gostaria de saber qto tempo é necessario a espera apos a aplicação do cloro e da filtragem.
E para umas 4 crianças usarem umas 3 horas por dia, é necessario cloro de qto em qto tempo, para que se mantenha a agua limpa? Obrigada... Bianca

Jaqueline... disse...

Olá
Comprei uma piscina de 2400 litros e para tratar a água comprei um clorador flutuante e 1 pastilha 3x1 (cloro, algicida e clarificante), só que depois de 1 dia na água a cor da água ficou verde, será que a pastilha é muito forte para o tamanho da piscina? Tirei o clorador da água e deixei 1 dia sem e no outro dia a água já estava com a cor normal, posso somente filtrar a água para poder usara piscina de novo? E o clorador posso voltar a usá-lo, preciso partir a pastilha em pedaços pequenos para 2400 litros de água?
Fico no aguardo
Obrigada

Raimundo disse...

Bom dia Gustavo e obrigado pela atenção.Piscina de 3638 lt montada e cheia, bomba de 3028 l/hora adaptada(informação : já veio com refil do filtro, mangueiras e presilhas, completa).
Sendo a água de poço, amarelada,com odor forte e teste comprovando que tem muitos metais mesmo, portanto, para fazer a 1° limpeza nela, além do tutorial :
qual a quantidade de eliminador de metais que devo usar junto com os outros produtos ?
por quanto tempo devo deixar a bomba filtro ligada para tratar a água, por dia de tratamento ?

E mais uma vez, muito obrigado pela sua ajuda à todos os amadores, rsrs,forte abraço.

Herica Aparecida de Oliveira cardoso disse...

Ola Gustavo sou eu Hérica de novo, bem fiz o que você mandou mas não consigo equilibrar o Ph da água ele não sai 6.8, já coloquei a barrilha tem 24 horas e nada. Outra coisa como to fazendo todo processo de limpeza quanto tempo devo esperar para filtrar e utiliza-la?

Gustavo Santos disse...

Oi Jaqueline! Sim a pastilha possui uma concentração elevada, cada pastilha deixa cloro livre em piscinas de até 30.000 litros! então essa era a causa da água verde, você deve partir a pastilha proporcionalmente, aconselho que a corte em 5 partes e pode voltar a usar o clorador.

Paulo Rogério disse...

Belíssima informações vc postou Gustavo o uso delas sera de maior importância, a minha maior duvida e se posso utilizar a piscina logo apoz a aplicação dos produtos ou devo aguardar algumas horas, no meu caso minha piscina é de 10 mil litros, agrande abraço e continue com essas maravilhosas informações.

Anônimo disse...

Oi meu nome è jonatas, tenho uma piscina de 6 mil litros, ela não vinha me dando problemas até que a água ficou verde,e ja usei vários produtos e ela não para de ficar verde, os produtos que eu usei foram: cloro, algicida chogue, floculante e sulfato de alumínio, detalhe ela não possui bomba de filtragem pois o fabricante disse que ela não precisaria por se tratar de uma piscina pequena... podeiria me ajudar?

Gustavo Santos disse...

Obrigado pelo Elogio Paulo Rogério! você deve aguardar em torno de 8 horas, por isso deve-se sempre utilizar os produtos a noite, assim você terá sua piscina liberada durante o dia! Abraço!

Gustavo Santos disse...

Jhonatas, você comprou os produtos certos, mas não deveria ter comprado sulfato de alumínio. Você esta no caminho certo, mas você deve comprar o estojo de teste de PH e ler a página do blog chamada de " problemas com a água" o conceito é o mesmo da piscina de fibra!

Marcos Antônio Groetaers de Andrade disse...

Informações muito importante para economia de água , temos que ter essa consciência .

OREMPULLER disse...

Olá Gustavo. Bom dia! Tomei conhecimento semana passada do seu Blog e estou lendo e relendo todas as instruções que vc passa com bastante clareza. Parabéns por compartilhar o seu conhecimento.
Como todo novato, tb estou cheio de dúvidas. Adquiri uma piscina MOR de 300OL que será usada, em principio apenas pelo casal cerca de 3x por semana.Em períodos de 4h mais ou menos. Li, em algum lugar que não se deve utilizar a bomba com filtro simultaneamente com pessoas dentro da piscina.No entanto tenho visto anúncios em que aparece a bomba funcionando nessa condição.Há algum perigo de choque? A água poderá entrar em contato com partes energizadas do equipamento ou o recipiente do refil do filtro é totalmente estanque?Outra coisa. Este modelo de piscina da Mor só tem um bocal de saída. Ou seja: ela se conectará á entrada da bomba e a outra mangueira fica apenas mergulhada sobre a borda da piscina? No meu caso, me interessei por uma bomba da INTEX,com vazão de 3800l/h que segundo este fabricante, tb seria compativel com piscinas de outras marcas.Então ela ficaria ligada direto.Respeitado o limite de horas recomendado pelo manual do produto.
Desde já grato pela atenção.

Gustavo Santos disse...

Boa tarde! A recomendação de não acionar o sistema de filtragem com pessoas tomando banho é válida para as piscinas de fibra que possuem os disposivos de sucção, e dreno de fundo, pois os mesmos podem ocasionar ferimentos, e necessita de muito cuidado por parte dos banhistas.
È praticamente impossível levar um choque em piscina decorrente de algum defeito da motobomba, eu pelo menos nunca vi nenhuma noticia.
Se sua piscina possui só um bocal, então a mangueira deverá sim, ser colocada por cima da borda.

o tempo de filtragem depende de cada piscina, se seu filtro é de 3.800 litors hora, basta dividir a quantidade de água de sua piscina pela capacidadde do filtro, esse é o numero de horas (minimo) que o filtro deverá ficar ligado!

abraço!

marcio2806 disse...

Ola tenho uma piscina MOR de 5000, estou seguindo os passos do blog mais reparei que na hora o ph fica legal no dia seguinte ele esta baixo e o cloro normal ou o cloro esta baixo e o ph normal. O que devo fazer?

marcio2806 disse...

Ola tenho uma piscina MOR de 5000, estou seguindo os passos do blog mais reparei que na hora o ph fica legal no dia seguinte ele esta baixo e o cloro normal ou o cloro esta baixo e o ph normal. O que devo fazer?

Gustavo Santos disse...

Márcio esse é um tipico problema de alcalinidade! você deve comprar o estojo de teste de alcalinidade, e equilibrar esse parâmetro, para aprender mais sobre alcalinidade acesse a página do blog chamado de "como medir o PH e alcalinidade da piscina!

Jean Carlos disse...

Tenho uma piscina inflável Intex de 2400lts que só é usada aos finais de semana. Durante toda semana ela fica tampada com sua tampa própia da intex de lona. Comecei essa semana seguir as dicas desse blog. Minha dúvida é o seguinte, mesmo ela ficando tampada eu devo colocar cloro dia sim dia não?

Nara disse...

Olá Gustavo, como vai? Você já me ajudou anteriormente e tudo tem ido bem. Agora, com a proximidade do inverno, bateu uma dúvida: devo esvaziar a piscina e voltar a encher de novo no verão? Tenho pena de jogar tanta água fora (10.000L). Se for o caso de conservá-la cheia, devo continuar tratando a água mesmo sem usar? Por favor ajude-se: esvazio ou deixo cheia?

Gustavo Santos disse...

Bom dia jean! tenho observado problemas com essa capa, a oxigenação da água fica comprometida.
É legal você não utiliza-la tanto, mas quando utilizar pode colocar cloro 2 vezes por semana só. Sempre acompanhe o nível de cloro pelo teste de PH!

Márcio disse...

Boa tarde, Gustavo!
Estou com uma grande dúvida de como medir os produtos em colheres de medida. Comprei um kit de colheres de medida numa loja de 1,99 e tava tentando ver a correspondência dos produtos para fazer a dosagem correta. Percebi que a barrilha é muito parecida com a farinha de trigo. Verifiquei que o peso de uma colher de sopa de farinha de trigo é 10g. Portanto, apliquei 3 colheres de sopa na minha piscina de 3000L (10g x 1000L).
Já o cloro (4g x 1000L) eu não consegui uma correspondência. Não sei se parece com chocolate em pó ou com polvilho. No meu caso eu preciso aplicar 12g na piscina.
Você tem alguma dica sobre isso?
Muito obrigado pela atenção!
Forte Abraço!

soulight disse...

Gustavo,
Estou precisando da sua ajuda.
Comprei uma piscina intex estruturada de 5mil litros.
Fui a uma loja especializada para comprar os produtos para manutenção e a vendedora me vendeu apenas um produto tres em um, cloro granulado, algicida e clarificante. Tratei apenas cam esse produto por quase 20 dias, ate que a agua começou a ficar turva e na sexta-feira quando joguei o produto formou-se uma camada esverdeada no fundo da piscina, aspirei e agua continuou turva.
Pesquisei na net e achei seu blog, de pronto fui a loja e comprei o kit de medição do ph e o diagnostico foi ph baixo.
Comprei a barrilha e venho colocando, desde sabado e não consigo elevar o ph.
Hoje medi e deu ph e cloro baixo. Coloquei a barrilha, de quantas em quantas horas eu devo medir e repetir o processo, para consegui atingir o nivel ideal do ph? Posso colocar o cloro no mesmo dia? O nivel tambem está baixo.
Você recomenda o uso desse produto 3 em 1 que venho usando.
Abs,
Paloma

Gustavo Santos disse...

Olá Márcio! Muito interessante sua iniciativa em comparar o volume e peso dos produtos.
Felizmente em piscinas não é necessária tal precisão como em medicamentos.
O cloro Granulado possui mais volume e menos peso mas você poderá utilizar entre 12 gramas e 20 gramas sem problema algum, basta acompanhar o nível de cloro no estojo de teste de PH.

Sobre a cópia do blog, muito obrigado por avisar, é um site de Portugal que copiou, muito cara de pau, vou ver o que posso fazer! muito obrigado pelo aviso! Abraço!

Sandra disse...

Olá Gustavo, muito bom os seus esclarecimento uma dúvida, comprei uma piscina de 10000ml vou seguir passo a passo conforme vc explica só uma dúvida,todos os procedimentos tem que ser com o filtro ligado? e qtas horas tem que ficar ligado já que tem que fazer de noite? e fazendo um dia sim outro não há necessidade de ligar o filtro dia não? e no mínimo qtas horas? Obrigada Sandra

Gustavo Santos disse...

Oi Sandra!

Sim sempre que você adicionar os produtos você deverá ligar o filtro por aproximados 2 horas ( quanto mais melhor) Recomendo colocar os produtos a noite porque você tem a piscina livre no próximo dia, mas pode fazer de dia.
Não há necessidade de ligar o filtro no "dia não"

Espero ter resolvido todas as suas dúvidas! abraço!

maria alcina disse...

Oi Gustavo, gostei das dicas...meu filho ganhou da vó uma piscina destas de plástico c borda inflável da avó do Carrefour,marca carrefou mesmo, não vem c nada,nao da p usar sem motor e sem filtro somente tratando a agua c os produtos q ensinaste no blog não? É nescessario mesmo ter motor, ou so o filtro basta?p q serve o motor?e p falar a verdade não vi os buracos p por filtro rss. me socorre essas avós nos arruma cada coisa.grande abraço

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Maria Alcina! sei como é Vó sempre na melhor das intenções.
O filtro e o motor são as mesmas peças nessas piscinas de plástico.
Você pode até usar a piscina sem o motor, mas sua água irá ficar com o aspecto esbranquiçado mais rápido. Você só deve tomar cuidado quando colocar o produto a noite, você deverá agitar bastante a água.
Abraço

Anônimo disse...

Prezado Gustavo,

Consegui por fim regular o PH da minha piscina e comprei todos materias que você indica.
Ontem coloquei o Clarificante e desceu uma super poeira que nem encostava no chão, parecia uma coisa esfumaçada no fundo da piscina com uma cor esverdeada. Tirei com a tecnica da mangueira, pois meu aspirador é o do saquinho e quando comecei, percebi que levantava a sujeira ao inves de aspirar.
Mas ainda percebo um sujeira, parecendo particulas esbranquicada flutuando na agua e agua bastante opaca.
Agora estou sem saber o que fazer, posso por o algicida hoje? Repito a dose do clarificante?
Por favor preciso de uma orientação.
Já estou quase desistindo e jogando agua fora e colocando uma agua nova...só que são 5000l.

Gustavo Santos disse...

Bom dia. você fez certo, só não esperou o tempo completo da floculação. Se você tivesse deixado a água em repouso por mais um dia, sua água estaria cristalina.

Você pode verificar o PH, e aplicar o clarificante e o cloro, aguarde 48 horas e depois utilize a técnica da mangueira para retirar a poeira do fundo!

até logo!

Anônimo disse...

Sensacional seu site! Estava procurando soluções para minha piscina de 3000 lts.Comprei o cloro granulado mas tinha tantas precauções no rótulo que ia até jogar o produto fora. Após ver suas explicações aqui,estou mais segura para usá-lo. Dosagem,limpeza,etc.Era tudo que eu queria.

Anônimo disse...

Olá Gustavo, meu nome é Vinícius. Gostaria de uma orientação sua: tenho uma piscina de plástico, de 5.000 litros. Estou com muita dificuldade para mantê-la. O que faço basicamente? Eu tenho os seguintes equipamentos/acessórios: filtro (que já veio de fábrica), pastilha (aquela que se põe dentro do flutuador) e cloro granulado. A piscina não tem ficado mais "lodosa", mas tem ficado esverdeado. O que pode ser? Ah, e será que só esse filtro resolve o problema? Preciso comprar mais alguma coisa? Desde já, grato.

Emerson disse...

Ola amigo, seu blog é excelente.

Uma piscina que é usada só nos finais de semana, tem que colocar o cloro dia sim e dia nao? ou somente quando for usar?

outra coisa, só a bomba filtrante resolve ou precisa ter o aspirador? esse aspirador é ligado na bomba ou é ligado em outro motor?

Grato!!

Gustavo Santos disse...

Olá Vinicius, o filtro só serve para movimentar a água e oxigena-la, para retirar a poeira do fundo é necessário adquirir um aspirador!
Sua água está ficando verde por que os cloro em tablete deixa o PH da piscina "baixo" diga-se ácido. Se você controlar o PH da sua piscina todos seus problemas de água verde acabam! Basta ler a página "como medir o Ph da piscina"

abraço!

Marcelo disse...

Olá Amigo parabéns pelo blog! fiquei com uma duvida. Tenho uma piscina de plastico de 10.000 e ontem comprei daquelas tiras pra fazer teste de Ph, Alcalinidade e cloro. Pois bem o cloro ficou um poco abaixo como já esperava mesmo, más minha surpresa foi a alcalinidade e o PH que não reagiram ficaram da mesma cor que estava antes de molhar(amarela) sem qualquer referencia das cores da legenda. O que devo fazer? Colocar produto para elevar o PH? Aguardo sua resposta amigo, um forte abraço a todos!

Gustavo Santos disse...

Emerson, mesmo que você utilize somente final de semana, você deve colocar cloro dia sim / dia não.

Só a bomba serve para oxigenar a água e o aspirador para aspirar o fundo. O aspirador é engatado na bomba. Abraços!

Anônimo disse...

Eu tenho uma piscina de vinil e a agua esta leitosa. Ja filtrei muito essa piscina, porem nao melhora. PH ta certo, cloro tbem.
a minha duvida é a seguinte: esses filtros de cartucho são suficientes para retirar essas particulas da agua ou eu preciso desses filtros portateis de areia??

abraço,
Antonio

Flávio disse...

Gustavo,

Boa tarde. Tenho uma piscina de fibra enterrada e com deck Ela tem 10.000l de capacidade e a bomba e o filtro estão quebrados. Posso comprar um filtro tipo Bestway Filtro Filter Pump 5.678L/H para usar nela. Pergunto isto pq este filtro+bomba é muito mais barato que os filtros de areia e suas bombas.
Não vejo pq não usar, mas a diferença é tão grande que deve haver algum impedimento para isso.
Agradeço imensamente a resposta e parabenizo seu excelente blog.

Gustavo Santos disse...

Fávio, é uma péssima idéia.
A diferença do sistema é tamanha, que seria como comparar o desempenho de uma Ferrari Enzo com um Fiat Palio. O filtro de areia é o mais aconselhável, se não for para colocar ele, então deixe sem.
Abraço e obrigado pelos elogios!

Marcia disse...

Gustavo, comprei uma piscina Fas Set Bestway de 3700 litros.
Depois que enchi, ficou torta por conta do meu terraço ter aquele desnível normal do chão em direção ao ralo.
Como ela é toda mole, ficou muito torta. O que fazer?

Outra dúvida. Posso substituir o cloro em pó por aquele em pastiha? Posso dissolvê-lo e jogá-lo na piscina em vez de colocar naquele aparelho?

Gustavo Santos disse...

Ola Marcia! a piscina deve ser enchida em terreno plano, senão não tem jeito vai ficar torta e danificar a piscina, você deve procurar um lugar plano!

Você pode substituir o cloro em pó pelo tablete, mas dissolver o tablete em um balde e ir jogando é muito trabalhoso, e não é legal ter contato direto com a pedra com muita frequência, ou você utiliza ele com o flutuador ou utiliza o cloro granulado que você pode ir dosando. Abraço!

Deypho Bar disse...

Excelente Blog!!! Gustavo Santos
Onde as pessoas pode adquirir informações importante, tinha dúvida como realizar a limpeza da piscina,mas através de suas explanções, aprendi como manter a piscina limpa.

Pet Shop Cia. do Cão disse...

Olá Gustavo, tudo bom?
eu tenho uma piscina de fibra de 18mil litros, eu trato da agua 2X por semana usando 100gr. de cloro, 100ml de algicida e 100ml de clarificante quando preciso, porem, as paredes da piscina ficam asperas, o que pode estar causando isso? e como posso solucionar esse problema?
Aguardo seu retorno
Att
Rodrigo Gil - E-mail: rodrigo_gil2008@yahoo.com.br

Jamily Farias disse...

Olá Gustavo, gostei muito do seu blog, vc realmente demonstrou ser uma pessoa bastante esclarecida no assunto. Eu comprei uma piscina da intex de 6.503L + Kit de limpeza(aspirador,peneira,cabo alumínio,saco coletor de sujeiras). É necessário eu comprar uma bomba filtrante? Eu só encontrei bomba filtrante da Intex somente de 110v. Vc pode me indicar alguma de 220v bem eficiente? E já existe produtos(em menor quantidade)que substitua todos esses que vc citou para o tratamento da água? Quais os produtos essenciais que indispensáveis para o tratamento. Grata! Jamily Farias.

Gustavo Santos disse...

Boa tarde pessoas do Pet Shop.

Bem, como você leu no blog, tratar a piscina 2 x por semana é pouco, não fica cloro na água. Para sua piscina ficar boa, tem que ser dia/sim dia/não e você deve controlar o PH. Tratando desse modo é natural que as paredes fiquem ásperas pela formação de algas.

Jamily Farias disse...

Olá Gustavo! Vejo que vc entende muito bem sobre tratamento de água em piscinas. Comprei uma piscina de armação circular recentemente no tamanho de 6.503l da intex, mas não comprei a bomba ou filtro. Qual a diferença entre bomba filtrante e filtro? Qual vc me recomenda comprar e qual marca ideal? O consumo mensal de energia destes é caro? Agradeço a atenção desde já.

Anônimo disse...

Oi Gustavo,

Tenho uma piscina de fibra de 17 mil litros, e ela está com umas manchas com aparência de ferrugem nas paredes e no fundo. Como fazer para retirá-las? Já fiz de tudo, aspirei, escovei e nada.
Outra coisa, apareceram alguns "buracos" no fundo, como se tivesse quebrado e uma mancha preta. O que pode ter causado isso.

Desde já agradeço.

Elton Silva disse...

Boas, tenho uma piscina de 12000L e estou com um problema, a água fica amarela, já mudei a água 3 vezes, da 1º vez mudei a água e pus a pastilha de 5 acções, ficou logo amarela no dia seguinte, fiz um tratamento de choque com algicida, lavei e mudei outra vez a água, e voltou a ficar amarela, comecei a desconfiar da pastilha, então na 3ª vez não pus logo a pastilha, e a água ficou sempre boa até voltar a por a pastilha, só pus a pastilha ao fim de 4 dias, a quantidade da pastilha é a indicada e a bomba tem trabalhado regularmente conforme indicado. O que poderá ser?
Cumprimentos

Gustavo Santos disse...

Oi Jamily! desculpe a demora, estava viajando ;)

A Bomba filtrante é importante, raramente encontra-se uma 220 v, mas você pode comprar um transformador na mesma loja!

Procure um filtro de aproximados 2 mil litros hora!

O produto que substitui com certa eficiência esses produtos é o cloro em tablete, você pode ler mais sobre ele na pagina abaixo! abraço!

Gustavo Santos disse...

Oi Elton, sua água é de poço? por que esse é um efeito característico de uma água carregada de metais. Você deverá usar um produto chamado de "controlador de metais".

obs: Para saber se a água tem metais, encha um balde com água e despeje duas colheres de cloro no balde, se no mesmo instante a água trocar de cor, com absoluta certeza existe metais na água.

Tania disse...

Gustavo, então e aquele tratamento "5 acções" que se vende pos aí, não é eficaz?
Obrigada!

Gustavo Santos disse...

Olá Tania! Sim até são bons, mas não substituem os outros produtos. Considere esses cloros 5 funções 10 funções e assim por diante, como uma mera jogada de marketing, pois a única coisa que diferencia esses cloros dos cloros normais é a presença do clarificante que leva a poeira para o fundo da piscina. Esse por sinal é o único beneficio realmente observado, o resto é jogada.

Anônimo disse...

Perfeito. Sua explicação vale nota 10.
Forte abraço.
Laura Resende

GISELLE GISA disse...

Olá comprei uma piscina de plastico de 5600m litros vem com bomba filtrante...Antes de encher fui a uma loja especializada onde o vendedor me orientou usar, barrilha, cloro, sulfato e clarificante edcantador floc plus 2em 1 , vi que você não menciona o sulfato,por isso me dirigi até a loja e comprei o algicida e limpa bordas usei os produtos agora a água estar com opaca e leitosa, só que quando fica parada fica tipo uma bola dessa poeira ou sei lá o quê no meio da piscina se ligo o filtro mistura tudo e continua muito opaca...Já segui toda as recomendações e nada...O que faço você pode me ajudar?? Gostaria de não ter que enche-la novamente

Gustavo Santos disse...

Ola Giselle!

Vou ser sincero com você, não recomendo o sulfato de alumínio pois ele reduz muito o PH da piscina forçando você a utilizar mais barrilha, além disso a água fica opaca e leitosa como você pode ver.
Quando a água fica parada se forma uma "bola" no fundo, isso é o sulfato decantando a sujeira. Se você deixar a água em total repouso por 3 dias ela ficará boa, mas com muita sujeira no fundo. Nesse caso basta drenar a sua piscina.

Atenção! Se você comprar clarificante, não precisa comprar sulfato de alumínio. Se você comprar sulfato, então não compre clarificante.

abraços

Anônimo disse...

caro Gustavo;
Você mostrou o caminho das pedras .
Tenho a piscina plástica e uma agua um tanto salobra aqui e uma dúvida:
Qual a necessidade de medir a alcalinidade da agua se o medidor de pH mostrar uma agua muito alcalina? Em tese isso não mostra que a ague esta alcalina?
Não basta ter só o kit de teste de Cl/pH ?
Se não for suficiente , onde compro o medidor de alcalinidade?
Obrigado.

Gustavo Santos disse...

Caro amigo,

Quando o PH esta elevado se diz que esta básico. Chamar o PH elevado de "PH alcalino" é um erro muito comum, repetido todos os dias por profissionais da piscina em todo Brasil.
Alcalinidade é a medida normalmente usada para descrever a qualidade da água, é um fator de capacidade e não de intensidade (como o pH), daí que uma solução com pH neutro possa ter alcalinidade considerável. A alcalinidade da piscina deve estar em 80 e 120 ppm. Para mais detalhes consulte a pagina como medir o PH e alcalinidade da piscina!

Bruno Ramos disse...

Gustavo, boa noite!
Acabei de comprar uma piscina inflável de 6870 litros da intex, que vem com um filtro. Existe um espécie de cloro granulado que já vem misturado com os outros produtos de limpeza necessários. Meu irmão possui uma piscina de fibra e o resultado é excelente. Posso utilizar o mesmo produto na piscina inflável ou há risco de danificar a piscina inflável? Muito obrigado e parabéns pelo blog super útil e esclarecedor!
Att,

Bruno.

Gustavo Santos disse...

Oi Bruno!

Existe o cloro que já vem com algicida e clarificante é esse http://www.aquasolbanheiras.com.br/cloro-para-piscina-hidrosan-penta-25-kg

Ele é bom, você poderá utilizar em sua piscina de plástico respeitando a dosagem.
Mas tenha ciência que a decantação será constante e consequentemente a aspiração também.

Abraço!

Anônimo disse...

Boa Noite Gustavo.
Comprei uma piscina de borda inflavel com capacidade para 12200Lts. Em uma loja especializada fui indicado a adquirir um Cloro Orgânico oxigenado, sob a alegação que esse produto substitui todos os outros necessários para a limpeza da minha piscina. Até que ponto isso é verdadeiro? Outra coisa, adquiri um aspirador e este não é compativel com o filtro da minha piscina, pergunto: é possivel aspirar minha piscina sem que a água passe pelo filtro? posso aspira-lá direto? ou qual seria o melhor meio para a limpeza dessa piscina. De ante mão o agradeço pela futura respota. abraços e fique com Deus.

cinthya disse...

ola gustavo tenho uma piscina de 7000 litros inflavel , dessas de plastico.
Tenho o clarificante, algicida e o cloro
Esta semana choveu bastante e a piscina ficou 5 dias sem tratam,ento
Sábado coloquei o habtual : 4gramas de cloro para cada 1000 lts, 4ml de algicida para cada 1000lts e o clarificante 4ml para cada 1000lts , mas a água da piscina estava verde musgo e no domingo ja estava azul mais fosco ñ vemos o fundo da piscina
estou com medo de utilizar sera q fiz errado ?
Consigo deixar esta água clara ?
como faço ? pode me ajudar ?
grata!!

Anônimo disse...

OI BOA NOITE COMPREI UMA PISCINA DE 10000 MIL LITROS DA MARCA MOR E PARA NAO DISPERDIÇAR AGUA,PENSEI EM COMPRAR UM FILTRO DE 1,250L/H E UM ASPIRADOR SERVE PARA ASPIRAR O FUNDO DA PISCINA.SERA Q AGUENTA.GOSTARIA MUITO DA RESPOSTA APESAR DOS PRODUTOS Q GOSTEI MUITO.....MEU NOME E DANIELLE DE SAO GONCALO OBRIGADO......

Gustavo Santos disse...

Bom dia Danielle!

Esses filtros com aspirador ajudam sim! melhor que nada... não espere uma potencia enorme.

Alvarenga disse...

Olá Gustavo. Parabéns pelo seu blog. Minha piscina é de azulejo, estava coma aguá turva e um fornecedor indicou que fizesse um tratamento com sulfato de alumínio na quantidade indicada no rótulo do produto. Deixei de um dia para outro e fiz a aspiração na posição de drenagem. Assim que terminei notei a água um tanto esbranquiçada (creio que ainda do produto). É normal? Como retirar esse excesso?

Carlos Lopes disse...

Boa tarde, Gustavo!
Vc é um especialista e tanto, gostei muito das suas dicas e explicações nos posts. O Produto SOLO da IGUI, funciona bem em piscina de plástico de 10,96 mil litros? Estou mudando para Jundiaí e utilizo a piscina semanalmente, a cubro, mas não sei como limpar.

Gustavo Santos disse...

Boa tarde a todos.

O produto solo funciona bem nessas piscinas também! ele decantará a poeira no fundo da piscina, você só deverá aspirar depois!

Forte abraço Carlos Lopes que bom que você gostou!

Aproveitando o comentário, Alvarenga, o sulfato deixa a água esbranquiçada mesmo, é um efeito temporário!

Allan disse...

Oi Gustavo!
achei seu blog super interessante e explicativo, parabéns.
Mas estou com dúvidas de como tratar minha piscina plástica de 6.700 L. Ela está esverdeada a alguns dias, o único cloro que utilizamos é o de pastilha que fica na boia, nunca usamos o granulado pra não manchar, e os níveis de cloro está BR = 6.5 e CL =3.0, já o PH = 8.2. O que fazer??


dani disse...

Boa tarde Gustavo.
Hoje fui a uma loja comprar o clarificante para minha piscina, mais a moça me perguntou qual o aspirador que eu tinha, e eu disse que era este de mangueira que não retira a agua da piscina, e ela me disse, que não eu não poderia usar o clarificante, pois a agua do fundo da piscina tem que ser retirado, pois o clarificante iria acumulando no fundo da piscina. Isto que esta moça me disse, prossegue ou eu poso usar sim o clarificante?

Gustavo Santos disse...

Oi Dani! Você pode usar o clarificante, mas deverá dar um jeito de retirar a poeira do fundo com uma mangueira, na pagina inicial do blog na parte de baixo mostra como aspirar a piscina de plástico sem o aspirador!

Thays Santana disse...

Boa noite Gustavo. Adorei o blog, mas fiquei com muitas dúvidas. Quero comprar uma piscina de plástico de no máximo 4.000L redonda. Queria auxílio quanto a marca e o que devo comprar para mantê-la. Usarei água de poço e ela pegará sol. Obrigada pela atenção desde já.

Gustavo Santos disse...

Ola Thays!

A piscina que você deverá comprar é essa http://aquasolbanheiras.com.br/piscina-intex-5600-plastica
Possui os engates no padrão das piscinas de fibra, e para manter a água limpa pelo tempo que você desejar, basta comprar também esse kit : http://aquasolbanheiras.com.br/kit-piscina-plastica-completo

dani disse...

Boa tarde Gustavo
eu quero te agradecer pelas perguntas respondidas por você.
eu apliquei o clarificante e aspirei com o aspirador destes de pó e agua e deu certo a agua ficou clarinha muito transparente muito obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Olà Gustavo!
Comprei uma piscina intex de 2400 litros, fui numa loja e comprei um cloro granulado, e a atendente me disse para usar 200 gramas para 1000 litros sendo 2x por semana! Achei um absurdo, pois o pacote de 1k então não dá para nada! Teria que usar uns meio kilo 2x por semana!!!!
Gostaria de saber a quantidade correta, pois como vc disse no blog seria 4 gramas para cada 1000 litros certo? no caso usaria 10 gramas para a minha de 2400 litros, dia sim dia não, estou certa? e o fabricante diz para usar assim: ESTABILIZAÇÃO: usar 4,0 gramas a cada metro cubico e se for de ROTINA: usar 1,5 gramas a cada metro cubico. Me ajude a fazer essa conta!! rsrsrs..obrigada!

Anônimo disse...

Olá Gustavo!Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo blog, muito bem detalhado e explicado!Comprei uma piscina no ano passado da marca Carrefour de 4000 l , comecei a usar este ano e não tenho filtro.Coloquei a água a mais ou menos uns 5 dias e está muito suja.Fui ao Carrefour procurar filtro, aspirador etc, mas não encontrei.Já liguei para o SAC para saber se posso usar bombas que sejam destinadas á outras marcas de piscinas, mas não obtive respostas.O que faço?Por favor me ajude, não estou conseguindo usá-la!Abraços, aguardo sua resposta.
Obrigada.

bebezil mariano disse...

Só queria parabenizar o autor dessa matéria, pois é a mais bem detalhada e é o que realmente pessoas como nós sem experiência precisamos saber
que Deus possa continuar te abençoando e que seja uma pessoa de muito mais sucesso ainda, em sua vida profissional

GIULIANO disse...

Valeu!! Deus continue lhe abençoando e que tenha ainda mais sucessos na vida terrena, pois com sua bondade o céu é seu destino na hora em que o nosso Criador achar bom bem te ter ao lado dele.

Anônimo disse...

Caro, 1 metro cubico de água equivale a 1000 l, portanto siga o post que dará certo pois é como o fabricante da sua piscina tb está recomendando.

alvanice disse...

olá Gustavo, fiquei muito feliz pela ajuda, sua informações foram fundamentais para cuidar da água de minha piscina. Que Deus te abençoe sempre.

antonio furtado disse...

Olá Gustavo, suas explicações são ótimas e claras, mas não achei explicação para minha dúvida. Compramos uma dessas de plástico de seis mil e poucos litros, com pouco uso as paredes estão meio gordurosas. Como limpá-las? Pode-se passar um pano com água sanitária sem esvaziá-la?
Antonio Furtado

Gustavo Santos disse...

Gostaria muito de agradecer ao comentário de Bebezil Mariano e a Giuliano pelo carinho e reconhecimento fiquei muito feliz! que Deus continue abençoando todos nós! um enorme abraço!

Gustavo Santos disse...

Antonio Furtado! no seu caso, seria bom você lavá-la com sabão neutro ou se preferir utilize um limpa bordas

[url]http://aquasolbanheiras.com.br/limpa-bordas-para-piscina-hidroall-1-litro[/url]

Passar água sanitária não é legal, nem para o senhor, nem para a piscina.

Obrigado pela visita!

Anônimo disse...

Boa tarde Gustavo , Adorei suas dicas de como se tratar de um piscina vou seguir elas a partir de segunda -feira que irei comprar os produtos ....Vou divulgar seu blog pois esta muito produtivo para quem quer saber sobre piscinas . Deixarei meu comentário aqui assim que obter resultado! Forte abraço
Thamiris

marcelo s m disse...

gostei muito porem fiquei sem saber oque comprar onde eu moro vou em alguns lugares e cada vendedor diz uma coisa compra isso outro diz compra aquilo minha piscina tem 4.600 litros (redonda e plastica)o que devo comprar de produto , eu coloco as pedrinhas de cloro no flutuador mas o que mais eu presiço ,obrigado marcelo-s-moraes@hotmail.com

Gustavo Velho disse...

Tenho uma pergunta: os produtos devem ser dissolvidos em um balde antes de colocar na piscina. Mas isso deve ser feito separado, produto por produto, ou pode-se colocar cloro, elevador de PH, clarificante, algicida, etc, no baldo, dissolver e depois colocar na água? Tem algum problema?

Gustavo Santos disse...

Boa noite!

Excelente pergunta a sua! até modifiquei o texto. Os produtos jamais deverão ser misturados no mesmo balde! A mistura desses produtos em pouca água gera gases extremamente nocivos a saúde podendo ocasionar queimaduras graves e até explosões.
Obrigado pelo lembrete!
Abração!

Anônimo disse...

Boa tarde!!
Muito bom seu blog, vou postar no face!!
Cara preciso de uma ajuda!
minha duvida é sobre aquela gosma que vc sente no fundo depois que a piscina fica uns dias parada! qual produto usar?
Minha piscina é de 12.000LT tenho o filtro e o cloro em barra com o flutuador!! tem alguma receita pra acabar com a gosma e manter a água nota 10!!

Obrigado !!
Anderson Oliveira

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Anderson.

A tal gosma pode se formar por 2 motivos. O primeiro é pelo excesso de clarificante na piscina, nesse caso, remove-la basta aspirar o fundo da piscina drenando (jogando a água fora)

A outra gosma pode ser formada por algas, ela cria um "bio-filme" uma pelicula fina de algas se formando. Nesse caso, você deverá utilizar esse produto
http://aquasolbanheiras.com.br/algicida-choque-1-litro

Ele eliminará, e usando uma dosagem menor, evitará esse problema novamente.
Abração!

Aline (SP) disse...

Olá, Gustavo!

Enviei uma pergunta à vc referente a alcalinidade da minha piscina e se consigo corrigir utilizando o elevador de ph, mas já entendi a diferença entre elevador de alcalinidade e elevador de ph na sua postagem sobre "como-medir-o-ph-da-piscina".

Muito obrigada pelos esclarecimentos nota 10!
Um grande abraço.
Aline

Ricardo disse...

Olá Gustavo, parabéns pelo artigo, está bem claro e sucinto. Gostaria de saber se você conhece o produto Solo, que está disponível na loja aquasol que você divulgou aqui. Segundo informações do produto, basta uma aplicação mensal do produto que a piscina permanecerá limpa e disponível para uso. Sendo assim não se faz necessário o uso de cloro, algicidas e clarificantes para manter a piscina limpa. Você conhece ou já usou este produto?

Gustavo Santos disse...

Bom dia Ricardo! Conheço bem o produto ele é muito bom e cumpre o que promete! Porém um clarificante é legal usar as vezes e o pH quando chove muito também é bom corrigi-lo, mas são casos, no geral fica tudo certo bem interessante.