ENTRADA DE AR NO FILTRO DE AREIA

 Entradas de ar ocorrem em qualquer sistema de filtragem, as entradas de ar devem-se a alguns fatores como:


1 Suspender o aspirador de piscina acima da água (fato comum ao aspirar as escadas)
2 Deixar a mangueira engatada sem o aspirador e acionar o motor. 
3 Esgotar (drenar) a água da piscina expondo qualquer dispositivo de sucção.
4 Má vedação da tampa do pré filtro, devido a dilatação da borracha interna, ou má encaixe da rosca  (rosca"enjambrada", danificada, etc)
5 Ao abrir a tampa do pré filtro para limpeza, você á fechou sem água e ao fechar acabou deixando ar no compartimento.


   Conforme imagem abaixo, observe que o conjunto não é formado apenas pelo anel do pré filtro, dentro do anel existe a tampa em acrílico, e geralmente uma borracha de vedação que se dilata com o tempo, ocasionando frequentes entradas de ar, no inicio são toleráveis, mas após um período passa a ser frequente observar o pré filtro praticamente vazio quando é acionado o motor, quando chegar a esse ponto o problema deve ser resolvido logo, antes que os danos do motor se agravem, ainda mais.




  










   Sempre que o dispositivo de aspiração, aspira o ar, cria-se o "Aqua-vácuo" dentro do motor, fazendo com que o mesmo trabalhe "seco" ocasionando problemas sérios, pois os motores de piscinas não podem funcionar sem água.


  Observa-se que o motor está com entrada de ar quando:
 Ao acionar o motor o mesmo liga, mas não há movimentação na água.


  Fique atento a esse fato, pois se você acionar o motor da piscina, e o mesmo funcionar mas não houver movimento na água da piscina só há 3 explicações; 


1 Entrou ar em seu sistema
2 Você está acionando o motor com os registros fechados!
3 Você está drenando a piscina, nesse caso não há movimento de água no retorno, mas há sucção na mangueira, ou em algum dispositivo de sucção.


Atenção: Os maiores danos á equipamentos e a própria piscina partem desses 3 itens citados acima"




Para retirar o ar do filtro de areia deve-se:


1 Colocar a alavanca do filtro na posição "recircular"


2 Afrouxar o anel do pré filtro, até que o mesmo transborde, logo em seguida fecha-lo.


3 Desengatar mangueiras e etc.


4 Abrir todos os registros com excessão do esgoto.


5 Acionar a motobomba


  Durante esse procedimento é normal que a água do pré-filtro "desapareça" nesse caso aguarde em torno de uns 10 segundos, o pré filtro deve ir enchendo aos poucos e bolhas de ar devem sair dos dispositivos, quando isso ocorrer deixe a motobomba ligada até não haver mais bolhas, observe que agora o sistema esta normal.


Caso a entrada de ar persista, chame um técnico.


*Atenção procedimento profissional:*


  Deixar a motobomba ligada e ir fechando lentamente o registro de retorno. O "estrangulamento" dá água contribui para a retirada do ar, mas só faça isso se você realmente domina muito bem os procedimentos.


Ainda ficou com dúvidas? deixe sua pergunta!
Até mais!

6 comentários:

Elisa disse...

Gostaria de esclarecer uma duvida. Quando ligo o motor na posição filtrar percebo que não ha sucção na coadeira. Entretanto o relogio de pressão fica normal e os jatos funcionam. Mas, quando coloco na posição filtrar aspirando, aí sim a coadeira tem sucção. O que pode ser? Obrigada

Gustavo Santos disse...

Oi Elisa!

Para que sua coadeira possa ter uma sucção mais poderosa, você deve fechar o registro do aspiração e deixar somente o registro da coadeira aberto, então sua coadeira estará a todo vapor com uma sucção violenta.

O que acontece no seu caso é que com os 2 registros abertos ( aspiração + coadeira) a pressão do motor é dividida e parece que a coadeira não esta funcionando mas está.

Ela parece funcionar melhor quando você engata o aspirador por que o motor compensa a perca de pressão puxando a água da coadeira e o aspirador fica mais fraco ainda.

Para seu aspirador ficar mais violento, abra apenas o registro da aspiração!

Para sua coadeira ficar violenta abra apenas o registro da coadeira.

Se os registros são interligados, então você deve comprar uma capinha vendida em loja e piscinas e tampe o aspiração para sua coadeira trabalhar a todo vapor!

Johannes Arante disse...

Olá. Segui as recomendações para tirar entrada de ar, na posição do filtro de RECIRCULAR, assim tudo funcionou normal com cascata jogando bastante água e os jatos funcionaram com bastante força movimentando a água, porém ao voltar para a posição FILTRAR, a cascata não funciona mais e os jatos quase não se percebe que estão jogando água. O que devo fazer? Isso é entrada de ar mesmo? Obrigado.

Gustavo Santos disse...

Olá johannes! Infelizmente isso não parece entrada de ar. Me parece que a areia do filtro está "impregnada" se fosse um problema de ar, o mesmo também ocorreria na posição recircular.

Nesse caso, retrolave a areia do filtro ( 2 minutos) e pré filtre (40 segundos) depois repita a operação e me conte ;)

Abraço!

karen disse...

Boa tarde,

Desde a instalação da minha piscina em fevereiro deste ano, o sistema de aspiração (na limpeza qdo estou aspirando o fundo) e filtragem funciona até praticamente 3/4 da piscina, depois não aspira mais (não está passando água na bomba), percebo que não puxa e tenho que desligar, aguardar uns 5 minutos (escuto que volta água para os canos) e depois sim ao religar finalizo o processo, mas percebo muitas bolhas de ar no retorno na piscina. ainda não descobri, nem os técnicos, onde entra o ar na bomba? Isso acontece sempre antes de eu aspirar os degraus, onde poderia entrar ar.

Gustavo Santos disse...

Oi Karen, se ocorre entrada de ar somente quando você for aspirar, pode ser um pequeno furo na mangueira de aspiração. Que quando você estica a mesma o furo sai fora da água. Não esqueça de observar o nível da piscina.