FUNÇÕES DO FILTRO DE AREIA

Essa página tem como finalidade ajudar você a compreender o funcionamento do filtro para piscinas. Lembrando que esse é o modelo tradicional, (Filtro de areia) existem outros sistemas de filtragem que não será abordado aqui.


AS FUNÇÕES DO FILTRO DE AREIA ESTÃO INSCRITAS NA PARTE SUPERIOR DO CABEÇOTE, PARA MAIOR COMPREENSÃO OBSERVE O CABEÇOTE ABAIXO:











ALAVANCA: Pressionando e girando você escolhe a função que o filtro irá desenvolver ( nunca mova a alavanca com o motor ligado)

Manômetro: Mede a pressão dentro do filtro.

VISOR DA RETRO-LAVAGEM: Quando você esta lavando a areia (função lavar) do filtro, o visor fica geralmente passando uma água suja (esbranquiçada ou marrom) apenas desligue o filtro quando o visor apresentar a água bem limpa.



SEGUINDO O RACIOCÍNIO: SAIBA COMO FUNCIONA AS FUNÇÕES DO CABEÇOTE DO FILTRO. 


FUNÇÃO FILTRAR: Observe que a aguá que vem da piscina vai para o filtro, a areia retem a sujeira, a água volta filtrada para a piscina. É a função mais utilizada.

Observe que filtrar e aspirar a piscina é o mesma posição de alavancas e registros.



FUNÇÃO RECIRCULAR: Observe que nessa posição a água não é filtrada, apenas recircula pelo filtro, essa função é utilizada quando se quer mais pressão em hidromassagens, cascatas e outros dispositivos, ou quando se utiliza produtos químicos que não devem passar pela areia do filtro exemplo: sulfato de alumínio.















FUNÇÃO LAVAR / RETRO LAVAR: Lava a areia do filtro da piscina, você saberá quando a água do filtro esta limpa quando o "visor da retro lavagem" apresentar uma água limpa.


esse cano vermelho é o cano do dreno ESGOTO a água esta indo embora!











FUNÇÃO PRÉ FILTRAR: Utilizado logo após a lavagem da areia do filtro, tem como objetivo assentar aquela poeira fininha da areia, a função é importante pois evita que volte aquela poeira para a piscina novamente.
















ESSAS SÃO AS FUNÇÕES QUE VOCÊ PRECISA DOMINAR.       
A FUNÇÃO FECHAR É INÚTIL SÓ É USADA PARA FINS DE MANUTENÇÃO, NUNCA COLOQUE A ALAVANCA DO FILTRO NESSA POSIÇÃO, SE ALGUÉM ACIONAR O MOTOR ACIDENTALMENTE, OCORRERÁ DANOS SEVEROS, PARA GARANTIR NÃO CUSTA AVISAR  NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA.

Ficou com Dúvidas?


Deixe seu recado

30 comentários:

Anônimo disse...


Com esse explicação didática, não tem como ficar com duvidas.
haroldo-Palmas Estado do Tocantins
05.01.2013

Unknown disse...

meu filtro só funciona nas funções drenar e reciclar nas outras funções não funciona parece que esta intupida tudo, se eu trocar so á cabeça do filtro sera que volta á funcionar normalmente

Gustavo Santos disse...

Boa noite Orlando! Olha pode ser a areia do seu filtro que esta "empedrada" efeito que acontece quando se utiliza sulfato de alumínio na posição filtrar. Acredito que apenas substituindo a areia, seu filtro já volte a funcionar!

Abraço!

Manuel disse...

Utilizando este tipo de filtro qual o melhor método para colocar o cloro. Eu estava a por no filtro de superfície que esta antes do filtro de areia,

Anônimo disse...

Boas
parabéns pelo blog esta fantástico e ajuda muito quem nada percebe desta coisa de piscinas
a minha pergunta é:
De quanto em quanto tempo de se deve mudar a areia do filtro?
Obrigado

Gustavo Santos disse...

Obrigado pelos elogios! A areia do filtro se troca geralmente anualmente.

Unknown disse...

muito util, e bem esclarecido, obrigado :)

Joao disse...

J Burnier - Gustavo, não conhecia seu Bog e achei ótimo o que voce está fazendo para nós desentendidos e neófitos no assunto.
Uma questão: A troca da Areia do Filtro que deve ser anual, é fácil de ser feita ou tem que ser um profissional ?? Poderia um 'simples mortal" COM BOA VONTADE E FERRAMENTAS FAZE-LA ?? Quais seriam os procedimentos ???
OBRIGADO.

Gustavo Santos disse...

Bom dia João!

A troca de areia é um procedimento necessário e de extrema importância. O grau de dificuldade depende do ambiente onde o filtro está ( se é de fácil acesso) o tempo que o filtro possui ( quanto mais antigo, mais sensível as borrachas) em termos práticos significa que ao monta-lo poderá aparecer diversos vazamentos no filtro.
Mas é possível que você mesmo faça com uma boa dose de boa vontade. Eu aconselho a contratar um profissional de uma loja, pois qualquer problema os mesmos já terão as peças e se você desejar aprender, fique próximo ao técnico e observe, é a melhor forma de aprender, pois cada caso é um caso. Abração!

Anônimo disse...

As explicações são ótimas, principalmente para leigos como eu! Gostaria de saber se para mudar a alavanca do filtro de posição para retrolavagem ou qualquer outra posição é preciso abrir ou fechar alguma válvula? Essa questão de qual válvula abrir e qual fechar ainda me confunde! Hoje acabei colocando barrilha leve na piscina e liguei a bomba na posição lavar... Obrigada! Cristiane

Gustavo Santos disse...

Olá Cristiane, recomendo que leia a página desse blog chamada" como funcionam os registros da piscina) lá mostra o fluxo de água em cada operação do filtro. Mas respondendo sua pergunta, sim, as funções recircular e filtrar não exigem movimentação nos registros. Funções como drenar, lavar, enxaguar ja exige que se abra o registro de esgoto e por precaução fecho os retornos, Cascatas e etc.

Paulo disse...

Olá, boa noite.
Chamo-me Paulo e sou de Portugal.
Obtive aqui informações que me são úteis. Muito obrigado.
Preciso de uma ajuda por favor. Tenho uma piscina que tem um filtro de areia da marca Hidroswim de 225 kg de areia e problema é que quando ligo o sistema o filtro "aumenta de volume" e até parece que vai rebentar, e em tempos partiu-se a tampa superior de plástico onde se encontra o manómetro. Qual será o motivo? Agradeço a ajuda possível.

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome é Domingos Santos, de Porto , Portugal, gostei das vossas explicações pois entender como funciona é muito importante.
Estou com um pequeno problema no filtro, pois mesmo com o motor desligado e a alavanca na posicao de filtrar a agua passa para o esgoto.
Já experimentei todas as posições da alavanca para abrir a tampa mas a agua jorra com muita força e não permite que se veja o que se passa no interior, pois penso que poderá ser um problema de borrachas.
Como poderei fazer para ver correctamente o que se passa? Muito obrigado pela ajuda que me possam dar.. Obrigado
Domingos Santos

Unknown disse...

Muito boas as explicações, mas ainda tenho duas dúvidas:

1 - Como examinar a areia e como saber se precisa ser trocada?

2 - O manômetro mostra a pressão interna do filtro, mas o que essa pressão indica? O que significam as pressões alta e baixa?

Unknown disse...

Nunca usei minha piscina, porque minha casa estava em obra e mesmo com uma proteção ela absorveu muita sujeira e então resolvi fazer a decantação para baixar os resíduos e após aspirar drenando. Mas ao colocar a mangueira cheia d'água no todo e na válvula do aspirador, filtro em Drenar, aspiração aberto e o esgoto fechado, não aspira. O que pode ser?

roney do Vale disse...

Muito bom

Lopes de Almeida disse...

Caros Companheiros
Tenho uma Piscina e sou eu que faça a sua manutenção .
tenho me deparado com alguns problemas entre os quais é o apaercimento
de areia que saem pelos injectores como contornar este problema?será que tenho que retirar a areia toda e verificar o filtro do dreno?
Esta semana o registo do cabeçote encravou na posição de fechar e de lá não saiu será que posso desmontar o cabeçote e proceder a uma limpeza?
Agradecido ao autor deste Blog que muito contribui para a troca de ideias.
Obrigado

Gustavo Santos disse...

Olá Lopes!

Um problema comum é voltar uma poeira bem fina, isso acontece porque os filtros de piscinas só retem partículas iguais ou maiores que 6 micras.

Se essa é a areia que volta então consideramos ela "normal" existe duas formas de nos livrarmos dela, a primeira é usar um clarificante depois drenar a poeira.

A segunda opção seria filtrar entre 6 a 8 horas todos os dias sempre tomando o cuidado de retolavar a areia.

Se a areia que você se refere é a do filtro, então recomendo que você o desmonte pois é provável que as cripinas estejam desencaixadas ou sua areia está muito gasta.

Unknown disse...

Olá, o filtro da minha piscina começou a vazar água na alavanca de posições, como proceder, se puder ajudar agradeço.

Gustavo Santos disse...

Oi Janice, isso acontece devido ao desgaste nas borrachas no interior do filtro, para troca-las você deverá abrir o cabeçote do filtro e substituil-las, para comprar essas borrachas acesse: https://www.lojasaquasol.com.br/conjunto-de-borrachas-da-tampa-sextavada-dos-filtros-da-hidrasul

Unknown disse...

Boa tarde. A alavanca da bomba pode girar para qualquer lado?

Gustavo Santos disse...

Sim! Pode girar a Alavanca para qualquer lado, desde que o motor esteja desligado!

Anônimo disse...

Boa tarde!!quando colocar na funçao filtrar, é preciso que o retorno da piscina esteja aberto pra fazer a filtraçao.

Andrei disse...

Excelente Blog, está de parabéns. Minha dúvida é o seguinte, fiz a limpeza do filtro na função lavar, mas percebi que saiu uma certa quantidade de areia. É normal? Caso não, como faço para repor a areia do filtro que saiu?

Gustavo Santos disse...

Oi Andrei! é normal sair uma quantidade de areia durante a lavagem do filtro, uma lavagem de 1 min em um filtro de 50 kg com motor de 1/2cv joga fora no máximo algo em torno de 50 gramas de areia. Depende a marca sai mais.

Paulo Jefferson disse...

Cuido de uma piscina com esse problema. Andei reparando bem as tubulações foram instaladas invertidas. A tubulação bomba ta no retorno e a retorno ta na tubulação bomba. Observe

Unknown disse...

Quando coloco o cloro granulado na piscina, devo usar o a bomba em qual posição. Filtrar ou de circular ?

Gustavo Santos disse...

O cloro especificadamente devemos usar no filtrar, assim já deixamos a areia livre de algas.

Marcel disse...

Bom dia!
Meu filtro rachou no fundo, espalhando areia pela casa de máquinas. Pode ter sido por desgaste normal, ou por mau uso? Pergunto pq não estava em casa no momento. Obrigado!

Anônimo disse...

Meu filtro de areia está com água até o visor quando ponho filtrar ela fica cheia e não esvazia o que será

Estudo de caso: Manchas na piscina pela combinação cloro e algicida

Quero falar com Gustavo para resolver meu problema de mancha : Clique aqui  Whatsapp Inicio da matéria A recomendação utilizar algicida sepa...

Postagens mais visitadas