Mergulho seguro - Prevenção de acidentes por mergulho
Mergulhar na piscina é, na maioria das vezes, uma experiência prazerosa, revigorante e refrescante, no entanto, pode ser trágica se o salto for feito diretamente de cabeça em águas desconhecidas, rasas ou turvas.
Riscos do mergulho inadequado
Segundo o Ministério da Saúde, o risco de acidentes ao mergulhar em piscinas está relacionado ao modo como as pessoas entram na água. Nove em cada dez pessoas que sofreram acidente por mergulho ficaram tetraplégicas; a maioria é do sexo masculino. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a incidência é maior entre indivíduos de 10 a 30 anos e os traumas variam de leves a graves e irreversíveis.
Profundidade adequada e clareza da água
Para que o mergulho dê certo, é essencial que haja profundidade suficiente de água no local para que a pessoa possa emergir adiante. A água cristalina da piscina facilita a conferência da profundidade, mas em rios e cachoeiras, a visibilidade pode ser comprometida. Nesses casos, o nível da água muda ao longo do ano, e o fundo do local pode se alterar, o que aumenta os riscos de acidentes.
Prevenção de acidentes por mergulho
Para evitar acidentes, é fundamental que os profissionais ligados às atividades aquáticas conscientizem os alunos sobre os melhores locais e formas seguras de mergulhar. Algumas medidas preventivas incluem:
- Instalar placas com avisos sobre a profundidade da piscina;
- Caminhar com o aluno em volta da piscina para identificar a profundidade;
- Ensinar o mergulho progressivamente, começando pelo salto em pé;
- Nunca confiar no local em que vai mergulhar, mesmo que já o tenha frequentado muitas vezes;
- Avoid mergulhar de cabeça em águas desconhecidas, rasas ou turvas;
- Evitar o mergulho após ingerir bebidas alcoólicas;
- Realizar o mergulho com pés equilibrados e em locais onde se conhece a profundidade.
Conclusão
Os acidentes por mergulho são uma das principais causas de lesão medular, resultando em tetraplegia completa ou incompleta. Medidas informativas, educacionais e preventivas são fundamentais para minimizar os riscos de acidentes e lesões graves.
Portanto, é fundamental que os professores e responsáveis pelas piscinas se comprometam a disseminar informações sobre a importância de um mergulho seguro, consciente e responsável.
Fonte:https://revistaempresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/mergulho-na-piscina-pense-primeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário