quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Por que a água da piscina ou do mar parece gelada mesmo no verão?

No verão, quando o sol está quente, é comum que as pessoas queiram refrescar-se na piscina ou no mar. No entanto, muitas vezes a água parece gelada, mesmo quando a temperatura do ar está agradável.

foto: iStock Getty Images

A resposta para essa pergunta está na capacidade térmica específica da água. A capacidade térmica específica é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 grama de uma substância em 1 grau Celsius. A água tem uma capacidade térmica específica muito alta, o que significa que ela precisa absorver muita energia para aquecer.

Para subir em 1 grau Celsius a temperatura de 1 grama de água, são necessários 4,186 joules de energia. Para a mesma quantidade de ar, são necessários apenas 1,005 joules de energia, e para o solo, apenas 0,800 joules de energia.

Isso significa que a água precisa de muito mais tempo para aquecer do que o ar ou o solo. No verão, o ar e o solo podem absorver calor do sol e aquecer rapidamente. No entanto, a água leva mais tempo para aquecer, e por isso pode parecer gelada mesmo quando a temperatura do ar está agradável.

Além da capacidade térmica específica, outros fatores podem contribuir para a sensação de água fria na piscina ou no mar. Um deles é a velocidade do vento. O vento pode remover o calor da pele, fazendo com que a água pareça mais fria. Outro fator é a temperatura do ar. Se a temperatura do ar estiver baixa, a água também parecerá mais fria.

Fonte: mistérios do mundo

Aquecimento de piscina: 5 vantagens para você aproveitar mais sua piscina

O aquecimento de piscina é uma excelente opção para quem quer aproveitar a piscina por mais tempo, mesmo nos dias mais frios. Além disso, o aquecimento da piscina também pode trazer outros benefícios, como:

1. Aproveitamento da piscina por mais tempo

Com o aquecimento da piscina, você pode aproveitar a piscina por mais tempo, mesmo nos dias mais frios. Isso significa que você poderá nadar, relaxar e se divertir na piscina durante todo o ano.

2. Melhora a qualidade da água

O aquecimento da piscina também pode ajudar a melhorar a qualidade da água. Isso ocorre porque a água aquecida é menos propícia ao crescimento de algas e bactérias.

3. Mais conforto e segurança

A água aquecida é mais confortável para nadar e mergulhar. Além disso, a água aquecida também é mais segura, pois reduz o risco de contrair hipotermia.

4. Valorização do imóvel

Uma piscina aquecida pode aumentar o valor do seu imóvel. Isso ocorre porque a piscina aquecida é um recurso que é considerado como um diferencial pelos compradores.

5. Benefícios à saúde

O aquecimento da piscina também pode trazer benefícios à saúde. A água aquecida ajuda a relaxar os músculos e pode ser benéfica para pessoas com problemas de pele ou circulação.

Aqui estão algumas dicas para escolher o aquecedor de piscina ideal para você:

  • Considere o tamanho da sua piscina. O tamanho da piscina determinará a potência do aquecedor necessária para aquecer a água.
  • Considere o clima da sua região. Se você mora em uma região com clima frio, precisará de um aquecedor mais potente.

Aqui estão alguns dos tipos de aquecedores de piscina mais comuns:

  • O trocador de calor: é um dispositivo que transfere calor de um fluido para outro. No caso do aquecimento de piscinas, o fluido quente é a água da bomba de calor, e o fluido frio é a água da piscina. É um sistema eficiente e econômico para aquecer piscinas. Ele usa menos energia do que os aquecedores elétricos ou a gás, e é uma opção sustentável, pois não emite poluentes.
  • Aquecedores solares: Os aquecedores solares são uma opção sustentável e econômica. No entanto, eles podem não ser suficientes para aquecer a piscina em dias frios ou nublados apenas para "quebrar o gelo".

Se você está pensando em instalar um aquecedor de piscina, entre em contato com uma empresa especializada para receber orientação sobre o melhor modelo para você.

Nenhum comentário:

Estudo de caso: Manchas na piscina pela combinação cloro e algicida

Quero falar com Gustavo para resolver meu problema de mancha : Clique aqui  Whatsapp Inicio da matéria A recomendação utilizar algicida sepa...

Postagens mais visitadas